Da enviada especial a Buenos Aires – O Mercosul, grupo econômico formado por nações da América do Sul, finalizou um acordo de comércio livre com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), que inclui quatro nações do continente europeu. Os detalhes serão divulgados durante o encontro dos ministros de Economia do Mercosul, programado para esta quarta-feira (2/7) em Buenos Aires, Argentina.
O grupo EFTA é formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Fontes do ministério das Relações Exteriores brasileiro informaram que existiam algumas questões pendentes do lado argentino, que atualmente lidera o bloco sul-americano, mas estas já foram resolvidas.
Brasil assume a presidência do Mercosul nesta semana, substituindo a Argentina, que deixará o cargo durante a reunião dos líderes dos países. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará nesta quarta a Buenos Aires para participar da reunião e assumir a liderança do bloco.
Com o governo brasileiro no comando, a prioridade será concluir o acordo comercial com a União Europeia, processo este que já dura muitos anos. Nesta terça-feira (1º/7), Lula reafirmou seu compromisso de finalizar o tratado até dezembro, quando terminará o mandato de presidência rotativa do bloco.
“Antes de entregar a presidência do Mercosul, vamos oficializar o acordo entre Mercosul e União Europeia”, garantiu o presidente.