Um menino de dois anos faleceu em Valls, cidade da província de Tarragona, na Catalunha, na última terça-feira (1º). A criança ficou horas dentro de um carro estacionado sob o sol forte, em meio a uma onda de calor que afeta a Espanha, conforme informou a polícia à AFP.
Os serviços de emergência foram acionados no começo da tarde, mas não conseguiram salvar o menino, informou um porta-voz do Mossos d’Esquadra, a polícia catalã.
“Tudo indica que houve falha grave do pai. O menino ficou trancado no carro durante toda a manhã, e até mesmo um adulto não sobreviveria nessas condições. Dentro de um veículo fechado, sob o sol forte, a sobrevivência é impossível”, explicou o porta-voz, que também comunicou o início de uma investigação.
A temperatura chegou a 32 °C na manhã desta terça em Valls, segundo a agência meteorológica nacional Aemet.
A Espanha vive uma onda de calor intensa há vários dias, com temperaturas ultrapassando 40 ºC em diversas regiões e estabelecendo recordes para o mês de junho.
No último sábado, duas pessoas morreram trabalhando ao ar livre, uma em Córdoba e outra em Barcelona, vítimas provavelmente de insolação, embora ainda não tenha sido confirmado.
A Espanha, país europeu que enfrenta os efeitos da mudança climática, registrou os três anos mais quentes da sua história recentemente, com ondas de calor e temperaturas recordes.
Especialistas alertam que eventos climáticos extremos, como ondas de calor e tempestades, têm se tornado mais frequentes e intensos devido às alterações no clima.