Mais de um milhão de contribuintes já escolheram o regime regular para pagamento dos tributos federais IBS e CBS. O prazo para fazer essa opção encerra-se nesta sexta-feira (30/10).
A Receita Federal divulgou que 1.000.142 pessoas realizaram a escolha para o primeiro semestre de 2027. Essa adesão deve ser feita pelo Portal do Simples Nacional.
Ao optar, as empresas do Simples Nacional passam a calcular e recolher o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) fora do regime simplificado entre janeiro e junho do próximo ano. Os demais tributos continuarão sendo pagos pelo Simples Nacional.
Quem optar e depois desejar cancelar pode fazê-lo de forma definitiva até 20 de dezembro deste ano. A Receita Federal reforça que o prazo para a opção não será prorrogado.
Sobre o Simples Nacional em 2027, o prazo para solicitar a adesão terminou em 15 de outubro. Até o momento, foram deferidos 299.921 pedidos e indeferidos 357.828.
Quem teve o pedido indeferido por pendências pode regularizá-las também até sexta-feira.
Essa regra está prevista na Resolução CGSN nº 194, divulgada em setembro deste ano.

