PAULO RICARDO MARTINS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Azul informou na noite desta sexta-feira (12) que a Justiça dos Estados Unidos autorizou seu plano de recuperação judicial.
O plano foi aceito por mais de 90% dos credores que puderam votar.
Para concluir o processo conhecido como Chapter 11, que corresponde à recuperação judicial nos EUA, a Azul propôs uma reestruturação financeira que reduzirá mais de US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 16,3 bilhões, conforme a cotação atual) em dívidas, contratos de leasing de aviões, juros e despesas recorrentes com sua frota.
A empresa também planeja uma oferta de direitos para arrecadar até US$ 950 milhões.
Além disso, o plano inclui acordos comerciais e alterações nos contratos de leasing com as empresas de aeronaves.
“Essas ações combinadas aumentam muito a flexibilidade financeira da Azul a longo prazo e colocam a companhia em posição de crescer de forma sustentável após o fim do processo”, comunicou a empresa aérea.
A Azul entrou com o pedido do Chapter 11 em 28 de maio deste ano, com o objetivo de reorganizar suas dívidas. Foi a última das três principais companhias aéreas brasileiras, após a Latam e a Gol, a recorrer a esse procedimento.
A empresa espera encerrar o processo de recuperação judicial no início de 2026.
RAIO-X | AZUL
- Prejuízo líquido ajustado no 3º trimestre: R$ 1,56 bilhão
- Número de destinos: 137
- Frota operacional: 200 aeronaves
- Tripulantes: 15 mil
- Principais concorrentes: Gol e Latam

