A Agência de Meteorologia do Japão registrou, na segunda-feira (8/12), um terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a costa leste da província de Aomori. As autoridades emitiram alertas de tsunami para Aomori, Iwate, Hokkaido, Miyagi e Fukushima.
Prevê-se que em algumas áreas as ondas possam alcançar até 3 metros de altura. Até o momento, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, não se pronunciou sobre o ocorrido.
O último tremor de terra no Japão foi registrado em novembro, com magnitude 5,7, na cidade de Kumamoto, a cerca de 9 quilômetros de profundidade.
Histórico de Desastres
Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,1 abalou o fundo do mar a aproximadamente 70 quilômetros da costa da região de Tohoku, no Japão. Este foi o maior terremoto já registrado no país e o quarto maior do mundo desde o início do registro sísmico em 1900.
O enorme terremoto e o subsequente tsunami no Leste do Japão causaram danos à usina nuclear Fukushima Dai-ichi, liberando quantidades significativas de material radioativo no ambiente.
Em uma hora, imensas ondas de tsunami, com altura entre 5 e 10 metros, invadiram a costa leste do país, causando devastação em várias cidades costeiras e resultando em mais de 1,6 mil mortes.
Além disso, mais de 70 mil pinheiros Takatamatsubara, plantados no século XVII para controlar as marés, foram destruídos.
