O grande incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília nesta segunda-feira (5/9) está controlado, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso não significa, no entanto, que as chamas já estão extintas e a entidade admite a possibilidade de reignição ao longo desta terça (6).
Conforme explicou o ICMBio em nota, havia duas frentes que eram combatidas em conjunto do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). A maior, continua queimando, mas foi controlada ao final da tarde. A menor foi extinta às 20h40.
De acordo com o instituto, “com a temperatura subindo e a umidade relativa do ar diminuindo, poderá haver reignição em áreas ilhadas (cercadas por áreas já queimadas) e, eventualmente, algum incêndio localizado de turfa ou reignição”.
Fogo já consumiu o equivalente a 183 campos de futebol
O incêndio já consumiu cerca de 130 hectares, o equivalente a 183 campos de futebol, da floresta.
A corporação utilizou um helicóptero, um avião de combate à incêndio florestal com aporte de 3 mil litros de água, 14 viaturas terrestres e 90 bombeiros. As chamas estão na região da Barragem de Santa Maria e do córrego da Barriguda.
O ICMBio também trabalhou contra o fogo com 40 brigadistas. O combate conta ainda teve o apoio de 15 servidores e colaborares do instituto.