Ibovespa hoje: o principal índice da B3 cai na manhã desta quarta-feira, 6, acompanhando as perdas de bolsas estrangeiras às vésperas da divulgação da ata da última reunião do comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed), o FOMC.
Ibovespa: – 0,69%, 118.066 pontos
O documento, previsto para às 15h (de Brasília), deve dar mais detalhes sobre como será conduzido o ciclo de aperto monetário. Em março, o Fed subiu sua taxa de juros pela primeira vez desde 2018, com alta de 0,25 ponto percentual. A expectativa, reforçada na véspera pela diretora do Fed Lael Brainard, de que a elevação de juros se intensifique na próxima reunião, em maio, e inicie a redução do seu balanço patrimonial.
Os rendimentos dos títulos americanos, que refletem expectativa de alta dos juros americanos, voltam a subir nesta quarta. O rendimento dos títulos de 2 anos estão na máxima desde janeiro de 2019. O movimento pressiona ainda mais o índice Nasdaq nesta manhã, que tem a pior performance de Wall Street. O índice, com maior composição de empresas de crescimento, cai cerca de 2%.
S&P 500 (EUA): – 1,338%
Nasdaq (EUA): – 2,47%
Dow Jones (EUA): – 0,88%
O mau humor tem reflexos no mercado local, com ações de tecnologia entre as maiores quedas deste pregão, com Méliuz, Banco Inter e Locaweb com quedas superiores a 5%. Fora do Ibovespa, ações como as da Infracommerce e Westwing chegam a cair 9%.
Méliuz (CASH3): – 8,71%
Banco Inter (BIDI11): – 8,89%
Locaweb (LWSA3): – 7,32%
Infracommerce (IFCM3): – 9,10%
Empresas de commodities, por outro lado, impedem perdas ainda maiores do Ibovespa. A Vale, com a maior posição no índice, sobe pouco mais de 1%, seguindo a valorização do minério de ferro nesta madrugada, que marcou a volta das negociações na bolsa de Dalian, após o feriado de Qingming Festival.
Mas quem lidera as altas do Ibovespa são as ações da Suzano (SUZB3). Beneficiada pela alta do dólar, a exportadora sobe pouco mais de 2%. A Klabin, do mesmo setor, também é destaque de alta.
Suzano (SUZB3): + 2,51%
Klabin (KLBN11): + 1,33%