24.5 C
Brasília
terça-feira, 01/07/2025

Haddad anuncia redução de impostos para exportação via IVA

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
18.4 °
38 %
3.1kmh
0 %
qua
26 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
25 °
dom
18 °

Em Brasília

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, declarou nesta terça-feira, durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, que o governo está diminuindo a carga tributária incidente sobre as exportações brasileiras por meio da implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), uma das medidas da reforma tributária. Ele ressaltou que o mercado externo está cada vez mais protecionista.

“Precisamos nos proteger”, afirmou em seu discurso no Palácio do Planalto. Haddad explicou que, além das questões sanitárias, a dimensão ambiental é fundamental para garantir a competitividade do Brasil no cenário internacional.

“Ao implementar o IVA estamos aliviando a tributação sobre nossas exportações. Pouco se comenta, mas essa pode ser a mudança mais significativa no nosso sistema tributário”, destacou o ministro. Ele apontou que essa medida contrasta com ações recentes de alguns países sul-americanos, frequentemente exaltados pela oposição.

Além disso, Haddad mencionou que os ministros da Casa Civil e da infraestrutura estão empenhados em aprimorar a logística, por meio do PAC, para facilitar o escoamento das exportações brasileiras. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura haviam caído nas gestões anteriores e foram retomados neste atual governo, que tem como meta realizar 30 concessões rodoviárias, um salto significativo em relação às quatro feitas no governo anterior.

O ministro da Fazenda reconheceu a existência de divergências ideológicas no país, mas pediu que o crescimento econômico seja celebrado independentemente do posicionamento político.

Para concluir, Haddad enfatizou que o governo não busca apenas crescimento econômico, mas também deseja fomentar um crescimento sustentável e justo. “Estamos crescendo em média 3% ao ano, o dobro da última década. Agora é o momento de promover crescimento com justiça social”, finalizou.

Veja Também