O Governo Federal comprou 40 televisores inteligentes (Smart TVs) para um programa de cinema que tem como objetivo ajudar na reinserção social dos detentos em cinco presídios federais de segurança máxima. O custo total da aquisição foi de R$ 85,4 mil, e as TVs serão distribuídas entre as unidades penitenciárias.
As TVs têm 50 polegadas, qualidade 4K e conexão à internet, possibilitando o acesso a conteúdos musicais e vídeos sob demanda, incluindo serviços de streaming, dentro do programa ReintegraCINE.
Essa ação faz parte da política de reintegração social do sistema penitenciário federal e substitui o antigo programa Cinemateca, que utilizava DVDs e fitas VHS para exibir filmes.
Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a seleção dos vídeos ficará a cargo da Divisão de Reabilitação das Penitenciárias Federais, enquanto a programação será analisada pela Divisão de Segurança e Disciplina e aprovada pelo Conselho Disciplinar do Preso de cada unidade, que também decidirá quais presos poderão assistir às sessões.
Os cinco presídios federais de segurança máxima estão localizados em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).
