A Autoridade de Minerais Críticos do Estado de Goiás (Amic) e a Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética (JOGMEC) assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de minerais críticos. O objetivo é aumentar a participação do estado na cadeia produtiva e promover o processamento desses minerais localmente. Goiás possui cerca de 25% das reservas mundiais de terras raras e conta com projetos estratégicos em andamento.
O acordo foi formalizado durante uma visita de autoridades japonesas ao estado, representadas pelo vice-governador Daniel Vilela, que assinou o documento em nome da Amic. Essa parceria vem após encontros entre representantes de Goiás e do Japão em agosto de 2025, quando o governador Ronaldo Caiado recebeu uma comitiva da Embaixada do Japão para discutir a exploração dos minerais no estado.
Para o vice-governador Daniel Vilela, essa colaboração representa um avanço significativo, permitindo transferência de tecnologia e agregação de valor ao setor mineral no estado.
O acordo prevê intercâmbio técnico e compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento da cadeia de minerais críticos em Goiás e no Japão. A cooperação inclui estudos sobre exploração, processamento e uso industrial desses recursos.
Representantes do Japão expressaram interesse em dividir sua experiência e tecnologia, conforme afirmou o representante diplomático Yasushi Noguchi. Já o conselheiro sênior da JOGMEC, Masaru Sato, destacou o compromisso em fortalecer a cadeia global de fornecimento desses minerais, beneficiando ambos os países.
Potencial mineral de Goiás
Goiás possui importantes reservas nacionais de minerais críticos, incluindo terras raras, nióbio, cobre e alumínio. Esses materiais são essenciais para fazer equipamentos eletrônicos, baterias, turbinas eólicas e outras tecnologias para a transição energética.
Luiz Antônio Vessani, presidente do Sindicato da Indústria da Mineração de Goiás e Distrito Federal (Minde), presente no evento, destacou que essa parceria é estratégica para consolidar a política mineral do estado a médio e longo prazo, fortalecendo a industrialização ligada aos minerais críticos.
O acordo também aposta na formação de competências tecnológicas, envolvendo universidades, institutos de pesquisa e empresas.
Projetos em andamento
O estado abriga projetos importantes de terras raras. Em Minaçu, o Grupo Serra Verde opera o único empreendimento comercial de terras raras pesadas fora da Ásia. Em Nova Roma, a multinacional Aclara Resources desenvolve o projeto Carina, com investimento previsto de R$ 2,8 bilhões e geração de cerca de 5,7 mil empregos diretos e indiretos.
As terras raras são essenciais para turbinas eólicas, veículos elétricos, baterias, aparelhos eletrônicos, centros de dados e sistemas de defesa. A demanda por esses minerais cresce com a evolução da tecnologia e a transição energética.
Estadão Conteúdo
