18.5 C
Brasília
quarta-feira, 18/06/2025




França propõe ação europeia para acabar com conflito entre Israel e Irã

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
18.5 °
15 °
68 %
2.1kmh
40 %
qui
24 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
29 °
seg
22 °

Em Brasília

A França e diversas nações europeias pretendem apresentar uma proposta para negociar a paz entre Israel e Irã, conforme anunciado nesta quarta-feira (18) pelo gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron.

Em uma reunião do Conselho de Segurança Nacional da França, Macron encarregou o ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, de preparar nos próximos dias uma iniciativa conjunta com os principais parceiros europeus para sugerir uma saída negociada e rigorosa que ponha fim ao conflito, segundo informação do Palácio do Eliseu, embora sem maiores detalhes.

Barrot tem mantido comunicação frequente com seus colegas da Alemanha e Reino Unido após o ataque substancial de Israel contra Irã na última sexta-feira.

Esses três países desempenharam papel nas negociações que resultaram no Acordo JCPOA de 2015, envolvendo Teerã e o grupo P5+1 (Estados Unidos, China, França, Rússia e Reino Unido, além da Alemanha). O acordo tinha como objetivo limitar o programa nuclear iraniano em troca de suspensão das sanções econômicas.

Entretanto, os Estados Unidos se retiraram do acordo durante o governo do presidente Donald Trump.

Em seu pronunciamento, Macron pediu que Israel suspenda ataques a locais no Irã que não estejam relacionados às atividades nucleares ou à produção de mísseis balísticos.

O presidente expressou preocupação com a intensificação dos bombardeios israelenses que atingem áreas sem conexão com o programa nuclear iraniano, bem como pelo aumento do número de vítimas civis tanto no Irã quanto em Israel.

Ele ressaltou a urgência de encerrar as operações militares, enfatizando que elas representam uma ameaça significativa para a estabilidade regional.

Macron também solicitou ao Ministério das Relações Exteriores a adoção de medidas para facilitar a saída dos cidadãos franceses que desejem deixar Israel ou Irã devido ao conflito.




Veja Também