21.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

Fiocruz abre inscrições para competição de saúde e meio ambiente

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
24.2 °
21.5 °
73 %
4.1kmh
75 %
ter
29 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °

Em Brasília

Estão abertas até 30 de junho de 2026 as inscrições para a 13ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conforme o regulamento, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico.

Os estudantes devem estar matriculados em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) durante 2025 e 2026. A inscrição deve ser feita por um professor responsável, diretamente no site oficial da olimpíada.

A iniciativa da Fiocruz incentiva a criação de projetos interdisciplinares que ligam saúde, meio ambiente e educação, promovendo a formação de jovens comprometidos com a sustentabilidade.

“A Obsma vai além do mérito individual. Ela valoriza o trabalho pedagógico interdisciplinar e reconhece o esforço das escolas em incentivar projetos criativos, que unem conhecimento científico e compromisso social”, avalia a coordenadora nacional da olimpíada e coordenadora de divulgação científica da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristina Araripe.

Desde sua criação em 2001, a Olimpíada já mobilizou mais de 510 mil estudantes, 28,5 mil professores e 3,6 mil escolas de todo o país. São aceitos projetos nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências, com trabalhos realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026.

Cristina Araripe destaca o papel fundamental dos professores, que ajudam a transformar ideias em projetos educativos, engajando os alunos e contribuindo para formar jovens mais críticos e conscientes.

Na etapa regional, 42 projetos serão selecionados para a fase nacional, que ocorrerá no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Cada equipe terá direito a um professor e um estudante para participarem da cerimônia final, com despesas de viagem custeadas pela Fiocruz e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao final, seis projetos serão premiados como destaques nacionais, além de menções honrosas e convites para eventos científicos.

Fonte: Agência Brasil

Veja Também