O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou que o governo está preparado para avançar na concessão de descontos nas taxas de juros do custeio sustentável. “Pretendemos oferecer uma redução maior do que 0,5 ponto percentual para os produtores com o Cadastro Ambiental Rural validado. Aqueles que utilizam bioinsumos e adotam práticas de conservação do solo poderão ter juros menores no custeio sustentável”, afirmou o ministro durante o lançamento do Plano Safra 2025/26 da agricultura empresarial no Palácio do Planalto.
O governo federal estendeu a oferta de desconto de 0,5 ponto percentual nas taxas de juros para produtores rurais que adotam práticas sustentáveis na safra que começa hoje e se estende até 30 de junho do próximo ano, conforme comunicado do Ministério da Agricultura. Essa medida é válida para operações de crédito rural destinadas ao custeio de médios e grandes produtores.
Existe um debate interno entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Fazenda sobre os métodos de concessão do desconto nos juros de financiamentos de custeio. A Agricultura busca liberar e ampliar a redução para contemplar um maior número de práticas sustentáveis além daquelas atualmente reconhecidas pelo governo e do Cadastro Ambiental Rural validado.