24.5 C
Brasília
terça-feira, 01/07/2025

Especialistas do Hospital da Criança de Brasília dividem saberes em congresso pediátrico

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
18.4 °
38 %
3.1kmh
0 %
qua
26 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
25 °
dom
18 °

Em Brasília

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) marcou presença entre os dias 26 e 28 de junho no Congresso de Atualização em Pediatria do Centro-Oeste (Capco 2025), evento organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A gastroenterologista Renata Seixas, do HCB, presidiu o congresso, que contou com a participação de diversos especialistas do hospital em simpósios e mesas redondas.

“Esta é a sexta edição do congresso, que aborda temas importantes sobre doenças complexas. Valorizamos a presença do Hospital da Criança de Brasília, que contribuiu não só com palestrantes, mas também com trabalhos científicos. Nosso objetivo é continuar promovendo a educação continuada para manter os pediatras atualizados”, destacou Renata Seixas. Na abertura, ela apresentou uma palestra sobre os desafios da pediatria atual, incentivando a reflexão sobre o papel do pediatra diante de temas como mudanças climáticas, avanços tecnológicos e o cenário pós-pandemia.

O congresso reuniu pediatras de várias instituições, proporcionando um espaço para troca de conhecimentos entre especialidades. A diretora clínica do HCB, Elisa de Carvalho, que também foi presidente de honra do evento, enfatizou: “Embora as doenças sejam diversas, a criança é única. Todas as especialidades precisam trabalhar juntas para oferecer um atendimento que vá além da técnica, incorporando ética e, acima de tudo, humanização, cuidando da criança de forma integral”.

Durante os três dias, os profissionais do HCB compartilharam temas relativos às suas áreas para informar colegas de outras especialidades. A nefrologista Kallyne Morato explicou as diferenças entre nefrite e nefrose e orientou sobre o tratamento adequado. Já a oncologista Flávia Delgado alertou médicos da atenção primária sobre a necessidade de considerar o câncer como diagnóstico possível, garantindo encaminhamentos rápidos e diagnóstico precoce.

A experiência do HCB no cuidado de pacientes com doenças crônicas e complexas também foi destacada em debates clínicos. A equipe de pneumologia convidou os participantes a sugerir condutas para os casos apresentados. O oncologista José Carlos Córdoba trouxe um caso da equipe de cuidados paliativos para mostrar que muitos cuidados vão além da atuação do pediatra geral, mas que questões como controle da dor, comunicação de notícias difíceis e discussões sobre o cuidado ao paciente são competências importantes do pediatra.

As áreas de gastroenterologia, alergologia e cuidados intensivos do HCB também estiveram representadas na programação científica.

Os presentes no Capco 2025 tiveram a oportunidade de visitar o Hospital da Criança de Brasília virtualmente, por meio de óculos de realidade virtual no estande do HCB. O presidente da SBP, Edson Liberal, visitou pessoalmente o hospital para verificar o atendimento às crianças. Ele esteve acompanhado pelas presidentes das Sociedades de Pediatria vinculadas à SBP no Centro-Oeste: Paula Bumlai (Mato Grosso), Valéria Granieri (Goiás), Luciana Monte (Distrito Federal) e Ivan Akuzevikiu (Mato Grosso do Sul). Juntos, visitaram a ala de internação, a UTI e o setor de exames de imagem do HCB.

“Estou impressionado e encantado com a excelência do trabalho, a humanização e o rigor nas investigações. É fantástico!”, elogiou Edson Liberal ao final da visita.

Informações fornecidas pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Veja Também