A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal teve duas iniciativas aprovadas no Programa de Valorização da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (ValorizaGtes-SUS), criado pelo Ministério da Saúde para fortalecer a formação e a gestão dos profissionais do Sistema Único de Saúde.
As aprovações foram confirmadas por duas portarias, uma autorizando o repasse de recursos para cursos técnicos e especializações, e outra destinada a melhorar a gestão e o funcionamento dos Programas de Residência em Saúde no país.
O programa ValorizaGtes-SUS visa ampliar o apoio federal para escolas de saúde e programas de residência, ajudando estados e municípios a prepararem melhor os profissionais para o SUS. Para a ESP/DF, o cofinanciamento vai fortalecer a formação técnica e a organização das residências em saúde.
De acordo com a diretora Fernanda Monteiro, esse apoio chega em um momento importante e vai permitir aumentar as vagas nos cursos técnicos já existentes e lançar, pela primeira vez, cursos pós-técnicos. Ela destaca a necessidade do mercado por profissionais qualificados em assistência oncológica e cirúrgica, áreas que serão atendidas pelas novas especializações voltadas a técnicos já formados. Para os programas de residência, os recursos ajudarão a melhorar o trabalho das equipes envolvidas.
Depois da aprovação, a ESP/DF já recebeu 85% dos recursos previstos no plano apresentado. Essa conquista representa um avanço relevante para a formação profissional no Distrito Federal, ampliando a oferta de cursos, modernizando as estruturas de ensino e fortalecendo a relação entre o ensino e o serviço de saúde.
Informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)

