Segundo a Secretaria de Saúde, a lista dos 100 pontos de vacinação abertos será divulgada ainda nesta quarta-feira (28/7)
O Distrito Federal recebeu, na manhã desta quarta-feira (28/7), 30.420 doses do imunizante da Pfizer, sendo metade destinada à aplicação de primeira dose (D1) e a outra metade à aplicação de segunda dose (D2). Assim, junto às outras doses de CoronaVac e AstraZeneca que chegaram no início desta semana, a Secretaria de Saúde confirmou a vacinação contra covid-19 para 35 anos ou mais a partir de quinta-feira (29/7).
Segundo a secretaria, a lista dos 100 pontos de vacinação abertos será divulgada ainda nesta quarta-feira. No início da semana, o GDF divulgou que 43.110 doses de vacinas serão destinadas ao novo público. Mil doses serão voltadas para a segunda dose de grávidas que se vacinaram primeiramente com a AstraZeneca.
Nesta quarta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o GDF vai acatar a decisão do Ministério da Saúde e vacinar adolescentes a partir de 12 anos contra a covid-19. A pasta federal decidiu que o atendimento ao novo público deve ocorrer após todos os adultos com 18 anos ou mais terem recebido, pelo menos, a primeira dose dos imunizantes. Apesar disso, ainda não há data definida para o início da imunização de adolescentes.
A nova orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) foi emitida na noite desta terça-feira (27/7), em nota conjunta assinada pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). No documento, os três órgãos orientam que, uma vez esgotados os grupos prioritários, a campanha de vacinação contra a covid-19 deve seguir critério decrescente de idade.