A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) iniciou, na terça-feira (25), o Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde com uma aula inaugural realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Este evento marcou o início da 14ª turma do mestrado e da primeira turma do doutorado profissional na instituição.
O programa, que é parte da área de enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi criado em 2012 e já formou mais de 150 mestres em Ciências para a Saúde. Agora, com a criação do doutorado, a ESP/DF é a primeira instituição ligada ao Governo do Distrito Federal (GDF) a oferecer essa modalidade de formação. No processo seletivo recente de agosto, foram aceitos oito doutorandos e 26 mestrandos.
“Vamos preparar mestres e doutores que farão contribuições importantes para a população e para o SUS/DF”, disse a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha. Ela ressaltou a importância de continuar formando profissionais altamente qualificados para o sistema de saúde.
A diretora substituta e coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da ESP/DF, Vanessa Campos, destacou os desafios para implementar o programa e reafirmou o compromisso da instituição com a formação em saúde: “Este é um programa do SUS para o SUS. Estamos aqui para fortalecer assistência, gestão e vigilância de qualidade”.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde, Leila Gottëms, destacou a trajetória do programa, afirmando que os estudantes serão preparados para identificar problemas do dia a dia, aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos, e criar soluções eficazes para os desafios do sistema de saúde.
Com informações da Fepecs
