Uma frente fria que se formou a partir do desenvolvimento de um ciclone entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul está avançando para o Sudeste do Brasil. Este fenômeno está trazendo aumento da umidade, ventos fortes, chuvas e queda das temperaturas.
Nesta quarta-feira, o Sudeste terá mais chuva e vento, principalmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, o calor ainda predomina, mas a frente fria deve chegar nos próximos dias.
Na região Sul, o tempo seguirá instável com chuvas fortes em Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar frio provocará queda nas temperaturas ainda durante o dia, apesar da permanência de chuvas isoladas na faixa leste.
O ciclone em alto-mar aumentará as rajadas de vento, que podem superar 90 km/h em locais da costa, e existe o risco de ressaca.
No Centro-Oeste, o clima será quente com pancadas de chuva isoladas, especialmente em Mato Grosso, Goiás e sul do Mato Grosso do Sul, acompanhadas de trovoadas e ventos fortes devido à aproximação da frente fria.
No Norte, pancadas de chuva ocorrerão com mais frequência na Amazônia Ocidental, incluindo Acre, Amazonas e oeste do Pará. No Nordeste, a faixa litorânea terá chuvas fracas a moderadas, enquanto o interior ficará quente e seco. No Maranhão, especialmente no norte e noroeste, o tempo também poderá ter pancadas de chuva típicas do calor.
As temperaturas permanecem elevadas na maior parte do país, com máximas acima dos 30°C no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, podendo atingir 35°C nas regiões interiores. No Sudeste, o calor ainda predomina, mas começa a diminuir por influência da frente fria. Já no Sul, a queda na temperatura será mais evidente, principalmente no Rio Grande do Sul.

