26.5 C
Brasília
quarta-feira, 12/11/2025




Chegando as chuvas: cuidados com a leptospirose

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
23.7 °
52 %
4.1kmh
40 %
qui
30 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
26 °

Em Brasília

Com a chegada das chuvas no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) alerta a população sobre os perigos da leptospirose, uma doença grave que pode causar a morte. Ela é causada pela bactéria Leptospira, que está principalmente na urina de ratos, e pode ser transmitida pelo contato direto ou indireto com água e lama contaminadas.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) do Ministério da Saúde, foram confirmados 19 casos no DF entre janeiro e outubro deste ano.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Aline Duarte, explica que os casos podem aparecer durante todo o ano, mas aumentam nos períodos de chuva forte. “Nessa época, é comum a formação de poças de água, acúmulo de lama e vazamento de esgoto, situações que facilitam o contato das pessoas com a bactéria causadora da doença”, destaca.

O tempo entre a exposição e o aparecimento dos sintomas varia de 1 a 30 dias, sendo mais frequente entre 5 e 14 dias. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça e dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nos casos mais graves, surgem icterícia, hemorragia, meningite, problemas nos rins, fígado ou pulmões, podendo levar à morte.

O tratamento deve ser acompanhado por médico e pode incluir remédios e outros cuidados. Casos leves podem ser tratados em ambulatórios, enquanto os graves precisam de internação hospitalar. A automedicação não é indicada, pois pode piorar a doença.

Aline Duarte orienta que a prevenção depende de cuidados pessoais e de manutenção adequada do ambiente. “Locais limpos, lixo bem guardado e ralos protegidos são medidas simples que ajudam a interromper a circulação da bactéria.”

Informações da Secretaria de Saúde




Veja Também