Nesta quarta-feira (14/1), o Brasil vai sentir muito calor e também pode ter tempestades em várias partes do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisou que o Sudeste corre perigo de tempestades fortes, com até 50 milímetros de chuva em um dia, ventos fortes e muitos raios.
Em Minas Gerais e São Paulo, a chuva deve ser mais forte por causa de um sistema que puxa a umidade do ar. Mesmo com a chuva, o calor continua forte, com temperaturas que podem chegar a 37°C no Rio de Janeiro, 28°C em São Paulo e 31°C em Vitória (ES).
No Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) faz o calor e a umidade aumentarem, criando condições para chuvas intensas. Mato Grosso, Goiás, Amapá e Amazonas podem esperar tempestades com muitos raios e ventos fortes. As temperaturas vão ficar altas, com até 35°C em Cuiabá (MT), 29°C em Goiânia (GO), 33°C em Macapá (AP) e 32°C em Manaus (AM).
No Sul do Brasil, a chuva deverá acontecer, mas de forma isolada, em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O calor pode chegar a 33°C em Porto Alegre (RS), 31°C em Florianópolis (SC) e 27°C em Curitiba (PR).
No Nordeste, o dia será quente e seco, o que pode causar desconforto e ressecamento. O tempo deve ficar principalmente seco, com poucas chuvas. As temperaturas máximas podem ser de 31°C em Fortaleza (CE) e Recife (PE), e 30°C em Natal (RN).
O Inmet orienta as pessoas a ficarem atentas aos avisos de tempestades e a se cuidarem do calor forte, bebendo bastante água e evitando o sol nos horários mais quentes.
