Tomar café com moderação — cerca de uma xícara por dia — pode ser vantajoso para quem tem fibrilação atrial, um tipo de arritmia que faz o coração bater rápido e de forma irregular. Essa descoberta veio de um estudo recente.
Normalmente, a cafeína é desaconselhada para quem tem problemas no coração, como a fibrilação atrial, porque pode piorar os sintomas. Porém, pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) e da Universidade de Adelaide descobriram que tomar uma xícara de café ao dia pode diminuir essa condição em 39%.
Gregory M. Marcus, especialista em eletrofisiologia na UCSF Health e autor principal do estudo, explica: “A cafeína é uma substância que ajuda a eliminar líquidos, o que pode baixar a pressão arterial e, assim, reduzir o risco de fibrilação atrial. Além disso, outros componentes do café possuem propriedades anti-inflamatórias que podem trazer benefícios”.
O estudo avaliou 200 pacientes que consumiam café e tinham fibrilação atrial persistente ou uma condição semelhante, com histórico da doença. Eles passaram por uma cardioversão elétrica, um choque único aplicado para restaurar o ritmo normal do coração.
Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um que deveria consumir pelo menos uma xícara de café com cafeína ou expresso diariamente, e outro que devia evitar o café e qualquer outra fonte de cafeína durante seis meses.
Os resultados mostraram que aqueles que consumiram café tiveram 39% menos episódios de fibrilação atrial recorrente. Além dos efeitos anti-inflamatórios, acredita-se que o consumo de café pode incentivar as pessoas a escolherem bebidas mais saudáveis em vez de outras menos saudáveis.
O primeiro autor do estudo, Christopher X. Wong, afirmou: “Os resultados foram surpreendentes. Médicos costumam aconselhar pacientes com fibrilação atrial a evitar café, mas este estudo indica que o café é seguro e pode até proteger”.
São necessários mais estudos para confirmar esses achados. É importante que pessoas com problemas cardíacos consultem um cardiologista antes de consumir bebidas com cafeína para saber se é seguro no seu caso.
