Multa mais frequente é por dirigir em velocidade até 20% superior à permitida
A cada minuto, 142 multas são emitidas no Brasil. Segundo divulgado pelo jornal Valor Econômico, com base nos Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), os brasileiros somaram mais de 74 milhões de multas de trânsito em 2023.
Em quase todas as unidades da Federação – as exceções são Amazonas e Roraima – a multa mais frequente é por dirigir em velocidade até 20% superior à permitida. Embora a maior parte das infrações envolvam os condutores, os pedestres também fazem parte da lista. (Confira abaixo)
Em ordem de infração, depois de quem dirigiu em velocidade até 20% maior que a permitida na via, que representaram 42% do total de infrações (ou 31,2 milhões), estão as multas para quem dirigiu em velocidade superior a 20% à permitida, não superando 50% do autorizado. Elas respondem por 7% do total (4,98 milhões).
Na sequência estão as infrações para quem avançou em sinal vermelho ou não respeitou a parada obrigatória. Elas respondem por 6% das multas no período (4,35 milhões).
Em seguida aparecem estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização; deixar de usar cinto de segurança; deixar de registrar veículo em 30 dias em caso de venda ou mudança de cidade; transitar na faixa de ônibus; transitar em local não permitido; e dirigir usando celular.
Pedestres
As multas menos frequentes envolvem em boa parte os pedestres. Foram duas no ano passado para quem andou fora da faixa própria. Mais três para usar a “via em agrupamentos que perturbem o trânsito, a prática de esportes ou desfile”.