Os serviços de saúde pública do Distrito Federal cresceram no segundo quadrimestre deste ano. A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou um aumento de quase 1,3 milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 2,5 mil atendimentos hospitalares em comparação ao período anterior — um crescimento de 6,36% e 3,37%, respectivamente. Esses números foram divulgados em 4 de dezembro na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), abrangendo os meses de maio a agosto.
De acordo com Julliana Macêdo, coordenadora de Atenção Especializada à Saúde da SES-DF, o crescimento se deve à reorganização dos processos, ampliação da capacidade e uso de ferramentas de gestão que melhoram a regulação e diminuem a demanda atrasada. “Para a população, isso significa mais acesso, diagnósticos mais rápidos, tratamentos no tempo certo e uma rede de saúde mais eficiente”, afirma.
Nesse cenário de melhorias na atenção ambulatorial e hospitalar, o percentual de vagas para hemodiálise reguladas ultrapassou em mais de 9% a meta do segundo quadrimestre. Julliana destaca: “São avanços concretos, como menor espera, acesso mais justo, mais segurança para pacientes que precisam de tratamento contínuo”.
Metas ultrapassadas
Esforços grandes foram feitos para modernizar a gestão em saúde. Neste quadrimestre, o índice de equipamentos essenciais para atendimentos de baixa e média complexidade com contrato de manutenção preventiva e corretiva superou 70%, ultrapassando em mais de 15% a meta de 2025. Na alta complexidade, a meta do Plano Distrital de Saúde (PDS) 2024-2027 já tinha sido alcançada no primeiro quadrimestre, com 85,5% dos equipamentos com contratos ativos.
A diretora de Engenharia Clínica da SES-DF, Shirlene de Almeida, comenta que essa medida melhora diretamente a disponibilidade e segurança dos atendimentos. “Manutenções feitas regularmente diminuem o tempo que os equipamentos ficam parados, prolongam sua vida útil e garantem diagnósticos e procedimentos mais confiáveis”, explica. “Mais equipamentos funcionando significam mais atendimentos e mais segurança para todos”.
Transparência e acompanhamento
O RDQA tem o objetivo de apresentar os resultados e tornar públicos o acompanhamento das metas, indicadores e ações da SES-DF. O relatório mostra os resultados conforme as metas definidas na Programação Anual de Saúde (PAS), que operacionaliza as metas previstas no PDS, garantindo o planejamento para o quadriênio 2024-2027.
Informações Agência Brasília

