Petróleo cai com temores sobre maior oferta dos Estados Unidos; indicador de inflação americano bate máxima desde a década de 1980
Ibovespa hoje: a bolsa brasileira apresenta leve alta na manhã desta quinta-feira, 31. As ações da Vale (VALE3), com maior peso no principal índice da B3, contribui com o movimento. A companhia sobe cerca de 0,7%, após nova valorização do minério de ferro na China, que bateu o maior patamar desde agosto.
Ibovespa: + 0,21%, 120.507 pontos
Vale (VALE3): + 0,67%
Por outro lado, as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) limitam os ganhos, tendo como pano de fundo a desvalorização do petróleo no mercado internacional. O petróleo brent, referência para a política de preços da estatal, cai pouco mais de 3%, sendo negociado a US$ 107 por barril. A queda ocorre após a imprensa americana noticiar que o presidente Joe Biden pretende liberar 1 milhão de barris por dia de suas reservas durante 180 dias.
Petrobras (PETR3): – 0,94%
A depreciação da commodity contribui com o sentimento sobre as pressões inflacionárias do mercado internacional. Contudo, índices de preços seguem ganhando força no mundo. Nos Estados Unidos o indicador que mede preços de consumos pessoais (PCE) acelerou de 6% para 6,4%, com o núcleo do PCE ficando em 5,4%. Ainda que abaixo do consenso de 5,5%, o número, que é uma das principais referências para as políticas do Federal Reserve, foi o maior desde 1983. As bolsas americanas abriam em leve queda, com economistas digerindo os últimos dados.
S&P 500 (EUA): – 0,21%
Nasdaq (EUA): – 0,32%
Dow Jones (EUA): – 0,42%
Na Europa, a bolsa de Paris é destaque negativo, após o índice de preço ao consumidor (IPC) da França superar as estimativas de mercado, passando de 4,8% para 5,1%. Na véspera, o IPC alemão também surpreendeu para cima.
CAC 40 (França): – 1,04%
DAX (Alemanha): – 1,03%
FTSE 100 (Reino Unido): – 0,44%
O cenário internacional negativo, porém, tem pouco efeito sobre o mercado de câmbio local. O dólar é negociado com quase 1% de queda nesta manhã, enquanto opera sem uma direção definida no exterior. Apesar da queda, a amplitude entre a máxima e a mínima do dia em cerca de 6 centavos, evidenciando a já esperada volatilidade alta, devido à “briga da Ptax” de fim de mês – a disputa entre comprados e vendidos para definir a taxa de referência para contratos de câmbio.
Dólar: – 1,01, 4,739 reais
As ações da Positivo (POSI3), que importa peças para sua produção de dispositivos, lidera as altas do Ibovespa, subindo quase 4%. A CVC (CVCB3), também beneficiada pela apreciação do real, sobe mais de 2%. Contrariando o cenário, a exportadora Weg (WEGE3) completa as maiores altas.
Positivo (POSI3): + 3,80%
CVC (CVCB3): + 3,07%
Weg (WEGE3): 3,10%
No radar dos investidores ainda está a taxa de desemprego divulgada nesta manhã pelo IBGE, que se manteve em 11,2%, contrariando o consenso de mercado de alta para 11,4%.