27.5 C
Brasília
sexta-feira, 09/01/2026

Agentes federais dos EUA disparam contra duas pessoas em Portland

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.2 °
27.3 °
52 %
4.6kmh
40 %
sex
28 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
27 °

Em Brasília

A polícia de Portland, Oregon, nos Estados Unidos, informou que dois indivíduos foram baleados por agentes federais na quinta-feira, 8 de janeiro de 2026. As vítimas, um homem e uma mulher, foram rapidamente levadas para o hospital para receber atendimento médico. As autoridades ainda não divulgaram os nomes nem o estado de saúde dos feridos.

O chamado para a polícia ocorreu às 14h24, horário local, quando uma das vítimas pediu socorro. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram as duas pessoas com ferimentos provocados por armas de fogo. Eles prestaram os primeiros socorros, aplicando um torniquete, e chamaram o serviço médico de emergência, que encaminhou as vítimas ao hospital.

Bob Day, chefe da Polícia de Portland, afirmou que a investigação está em andamento e ainda não foi oficialmente identificada qual agência federal esteve envolvida nem as razões que levaram aos disparos.

De acordo com notícias locais, a conta oficial do FBI em Portland chegou a informar que a ação envolveu agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP), mas essa informação foi posteriormente removida.

Keith Wilson, prefeito de Portland, expressou críticas veementes ao incidente, ligando-o às políticas de imigração mais rígidas implementadas pelo governo do presidente Donald Trump. Ele pediu a suspensão das operações do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) na cidade até que a investigação seja concluída, destacando que Portland não deve ser um campo de treinamento para agentes militarizados.

O tiroteio em Portland aconteceu um dia após um agente do ICE matar a mulher Renee Nicole Good, 37 anos, em Minneapolis, Minnesota, fato que gerou protestos e comoção nacional nos Estados Unidos.

Veja Também