FELIPE MENDES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Ypê anunciou em comunicado neste sábado (9) que continuará com a parada da produção de detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes referentes ao lote final 1. A empresa conseguiu na Justiça uma liminar que suspende a ordem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de interromper a fabricação e venda desses produtos devido a um risco sanitário.
“A Ypê informa que mantém suspensas as linhas de produção responsáveis pelos detergentes líquidos, lava-roupas líquido e desinfetantes do lote final 1 (um), conforme o processo RE n. 1834/2026”, declarou a empresa. “Essa medida segue vigente para acelerar as ações solicitadas pela Anvisa.”
A empresa afirmou que continua colaborando com as autoridades para resolver o caso.
O CVS (Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo) reforçou que o risco sanitário persiste e recomenda que os consumidores não usem produtos do lote 1.
As autoridades sanitárias envolvidas incluem Anvisa, CVS e a Vigilância Sanitária de Amparo, cidade do interior paulista.
O comunicado da CVS explica que a liminar não libera o uso ou venda dos produtos suspeitos. “A avaliação do risco permanece. O recurso apresentado pela empresa será analisado pela Anvisa e não altera a decisão até o momento”, afirmou.
“Recomendamos que consumidores não usem os produtos afetados, que incluem lava-louças, sabão líquido para roupas e desinfetantes de lotes específicos da marca”, acrescentou o CVS. “Comerciantes também devem separar esses lotes e não colocá-los à venda.”
Consumidores que possuírem esses produtos devem entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ypê para receber orientações.
Durante a inspeção recente, foram encontradas falhas graves na produção que configuram risco sanitário.
Quem é a Ypê
Fundada em 1950, a Ypê é líder no mercado brasileiro de higiene e limpeza, com produtos presentes em cerca de 95% dos lares. Tem mais de 450 itens em 23 categorias e é dona de marcas como Assolan, Atol e Tixan.
A sede fica em Amparo, e a empresa emprega mais de 7.000 pessoas, com fábricas em diversas cidades brasileiras, como Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Itajubá (MG) e Itapissuma (PE).
Quais produtos foram suspensos?
A Anvisa informou que somente os lotes terminados em 1 dos seguintes produtos estão afetados:
- Lava-louças Ypê Clear Care
- Lava-louças com enzimas ativas Ypê
- Lava-louças Ypê
- Lava-louças Ypê Toque Suave
- Lava-louças Concentrado Ypê Green
- Lava-louças Ypê Clear
- Lava-louças Ypê Green
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
- Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green
- Lava-roupas líquido Ypê Express
- Lava-roupas líquido Ypê Power Act
- Lava-roupas líquido Ypê Premium
- Lava-roupas Tixan Maciez
- Lava-roupas Tixan Primavera
- Desinfetante Bak Ypê
- Desinfetante de uso geral Atol
- Desinfetante perfumado Atol
- Desinfetante Pinho Ypê
- Lava-roupas Tixan Power Act
