Um vídeo que circula nas redes sociais captura o instante em que um avião ultraleve despenca no mar em frente à praia de Copacabana, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, neste sábado (27/12). As imagens exibem a aeronave voando a baixa altitude momentos antes de colidir com a água, gerando medo entre os frequentadores da praia e moradores da área.
Poucas horas após o acidente, o Corpo de Bombeiros encontrou um corpo flutuando no mar, próximo ao Posto 3. A vítima foi resgatada por volta das 15h e encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de identificação oficial. Conforme dados da torre de controle do Aeroporto de Jacarepaguá, local de decolagem do ultraleve, apenas o piloto estava na aeronave na hora da queda.
A operação de resgate envolveu cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros, com suporte de aviões, barcos infláveis, motos aquáticas, mergulhadores e equipamentos de sonar para inspeção do fundo do mar. Durante os trabalhos, os agentes também recuperaram a faixa publicitária que estava sendo puxada pela aeronave no momento do acidente.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o ultraleve possuía situação regular para voar. Contudo, as razões da queda ainda estão sob apuração.
A investigação será conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Peritos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foram acionados e realizaram a coleta inicial de dados no local, incluindo a preservação de indícios que possam ajudar a esclarecer o ocorrido.

