Antonio Brito é o autor da proposta que resultou na nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (19). A Lei 15.213/25 nomeia o elevado localizado no km 2,3 da BR-488, em Aparecida (SP), como Viaduto Papa Francisco.
O viaduto conecta a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado o segundo maior templo católico do mundo e o principal ponto de peregrinação católica na América Latina e no Brasil.
Antonio Brito destacou que a nomeação tem um significado simbólico importante, pois une a fé do povo brasileiro e as características de humildade, diálogo e serviço ao próximo que marcaram o pontificado do papa Francisco.
Milhões de fiéis passam pelo viaduto anualmente em romarias e visitas pessoais, especialmente no dia 12 de outubro, data dedicada à padroeira do Brasil. Em 2024, o santuário recebeu aproximadamente 9 milhões de visitantes, segundo dados da administração da basílica.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina, foi membro da Companhia de Jesus. Ele iniciou seu sacerdócio em 1969, tornou-se cardeal em 2001 e foi eleito o 266º papa da Igreja Católica em março de 2013. Foi o primeiro papa sul-americano e também o primeiro jesuíta a liderar a Igreja. Faleceu em 21 de abril de 2024, aos 88 anos.