21.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/09/2025

Vacina contra Covid-19: Justiça pede que DF imunize presos idosos acima de 80 anos

Brasília
chuva fraca
21.5 ° C
21.5 °
17.8 °
53 %
2.1kmh
0 %
qui
28 °
sex
30 °
sáb
32 °
dom
33 °
seg
30 °

Em Brasília

Grupo etário faz parte do público-alvo da fase atual de campanha, mas detentos permanecem fora do plano de imunização na capital. Pedido foi encaminhado à Secretaria de Saúde, que disse não ter sido notificada.

Presos do Presídio da Papuda em Brasília, em imagem de arquivo. — Foto: Gláucio Dettmar/CNJ

Idosos com 80 anos ou mais que cumprem pena no sistema carcerário do Distrito Federal estão fora do plano de vacinação contra a Covid-19. Apesar deles fazerem parte do público-alvo da fase atual da campanha, o grupo ainda não foi imunizado.

Nesta quinta-feira (4), a Justiça solicitou à Secretaria de Saúde um cronograma para aplicação das doses nos custodiados. O G1 aguarda um posicionamento da pasta.

A solicitação partiu da juíza Leila Cury, da Vara de Execução Penais do DF. A magistrada encaminhou um “pedido de providência” ao Secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“Diante do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, solicito informar se há possibilidade de vacinação imediata de todas as pessoas privadas de liberdade na capital”, escreveu a magistrada.

A juíza informa no documento que há 15.487 detentos no DF. Em caso de negativa para imunização de toda a população privada de liberdade, a magistrada solicita que “ao menos pessoas idosas” sejam vacinadas.

Entre os internos, há 168 pessoas idosas e, segundo o Tribunal de Justiça, apenas sete têm 80 anos ou mais. Segundo o último boletim divulgado pelo governo do DF, o Sistema Penitenciário da capital do país registrava quatro óbitos por Covid-19 e 1.981 infectados.

Complexo Penitenciário da Papuda, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Complexo Penitenciário da Papuda, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “não foi notificada desta decisão”. Questionada sobre o fato dos idosos com 80 anos ou mais dentro do sistema carcerário estarem de fora da campanha, a pasta não se manifestou.

“Reforçamos que a ampliação dos grupos prioritários no DF se dará conforme a disponibilidade de novas doses de vacina por parte do Ministério da Saúde. Há uma previsão de que o DF receba cerca de 60 mil novas doses de vacina até o fim da semana”, afirmou a pasta.

Vacinação no DF

Idoso recebe vacina contra Covid-19 em posto drive-thru no DF, em imagem de arquivo — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
Idoso recebe vacina contra Covid-19 em posto drive-thru no DF, em imagem de arquivo — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal começou no dia 19 de janeiro. Na primeira fase da iniciativa, o principal grupo a ser imunizado é o de profissionais de saúde da rede pública e que trabalham em hospitais privados.

A lista também inclui pacientes em home care, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento, além de indígenas.

Já a imunização de idosos com 80 anos ou mais começou no dia 1º de fevereiro, em 36 endereços da capital. A modalidade drive-thru é disponibilizada em 12 endereços.

A Secretaria de Saúde também disponibilizou o agendamento, por meio do Telecovid, para pacientes assistidos por home care particular.

O funcionamento da central telefônica é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nos seguintes canais: 190, 193 e 199.

De acordo com a pasta, o DF deve receber, na próxima semana, uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. A expectativa é, então, ampliar a vacinação para novos públicos.

Veja Também