25.5 C
Brasília
terça-feira, 01/07/2025

Vacina BCG: proteção para a saúde desde o nascimento

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
26.1 °
25.5 °
34 %
4.1kmh
0 %
ter
25 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
25 °

Em Brasília

Nas primeiras horas após o nascimento, um ato simples pode transformar a vida da criança: a vacinação com BCG, que previne as formas mais sérias da tuberculose. Segundo o Boletim Epidemiológico da Tuberculose de 2025, divulgado pelo Ministério da Saúde, crianças e adolescentes representam 12% dos casos da doença no mundo.

“A BCG é fundamental porque oferece proteção contra a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, por isso deve ser aplicada o quanto antes”, explica Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde (SES-DF).

O Brasil apresentou um crescimento notável na vacinação com BCG nos últimos anos: passando de 84,3% em 2023 para 92,3% em 2024. No Distrito Federal, esse índice chegou a 121,6% neste ano, superando a meta de 90% proposta pelo Ministério da Saúde. “Esses números indicam progresso importante, mas é essencial continuar garantindo a vacinação de todas as crianças”, enfatiza Tereza Luiza Pereira.

Quem deve ser vacinado

O imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dose única e deve ser aplicado em recém-nascidos que pesam mais de 2 kg, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Caso não seja possível vacinar na maternidade, a imunização pode ser realizada até os 4 anos, em dias e horários definidos pela unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência.

“Se a mãe usou medicamentos imunossupressores, essa condição pode afetar o bebê, sendo necessária uma avaliação cuidadosa antes da vacinação”, alerta Tereza Luiza Pereira.

A BCG também é indicada para pessoas que convivem com pacientes portadores de hanseníase. A aplicação normalmente provoca uma reação local com vermelhidão, pequena ferida e cicatriz posterior, que são esperadas e não necessitam de tratamento especial.

Por conter bactéria viva atenuada, a vacina não é recomendada para pessoas imunodeprimidas, como portadores do vírus HIV, pacientes oncologógicos ou recém-nascidos cujas mães utilizaram imunossupressores durante a gravidez.

Comemorando uma data histórica

No dia 1º de março celebra-se o Dia da Vacina BCG, criada em 1921 pelos cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin. Eles desenvolveram a vacina a partir de uma bactéria conhecida como Bacilo de Calmette e Guérin, que possibilitou combater a bactéria causadora da tuberculose.

A tuberculose pode acometer os pulmões, ossos, rins e as meninges, manifestando sintomas como tosse contínua, febre, suor noturno, cansaço e perda de peso.

No Brasil, a BCG foi incorporada ao calendário nacional de vacinação há 48 anos, em 1977, pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tornando obrigatória sua administração em crianças.

Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde

Veja Também