O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta terça-feira (1º) que adotará uma postura muito firme para conseguir um cessar-fogo em Gaza durante encontro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na próxima semana.
A declaração foi dada durante visita a um centro de detenção de imigrantes na Flórida, logo após Trump expressar a expectativa de que a trégua seja acordada “em algum momento da próxima semana”.
Donald Trump deverá receber Netanyahu na Casa Branca na segunda-feira, 7 de julho.
A rápida solução do conflito de 12 dias entre Israel e Irã reacendeu as esperanças de um fim para os confrontos na Faixa de Gaza, onde as tropas israelenses enfrentam o grupo palestino Hamas.
Mais de 20 meses de combates resultaram em uma séria crise humanitária na região palestina.
Quando questionado sobre a possibilidade de um cessar-fogo antes da visita de Netanyahu, Trump respondeu ao sair de Washington para a Flórida: “Esperamos que isso aconteça e que ocorra na próxima semana”.
Antes disso, Trump já havia pedido que Israel chegasse a um acordo para encerrar os conflitos em Gaza, embora o governo de Netanyahu mantivesse a ofensiva na região.
O término da guerra contra o Irã, após ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas, abriu uma oportunidade para a resolução do conflito em Gaza.
Quando questionado sobre a firmeza que adotaria com Netanyahu para garantir a paz, Trump foi enfático: “Muito firme”.
“Mas ele também deseja (…). Ele também quer acabar com a guerra”, acrescentou o presidente americano.
A visita marcada para a próxima segunda-feira será a terceira de Netanyahu desde que Trump reassumiu o cargo em janeiro.