O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu indulto à ex-governadora de Porto Rico, Wanda Vazquez Garced, que havia sido condenada por corrupção.
Wanda Vazquez Garced liderou Porto Rico em 2017 e foi acusada de aceitar propina de um banqueiro e de um ex-agente do FBI durante seu mandato. Ela se declarou culpada dos crimes em 2025.
Além da ex-governadora, Trump também concedeu perdão ao banqueiro Julio Herrera Veluti e ao ex-agente do FBI Mark Rossini, que estavam envolvidos no caso de corrupção.
Wanda foi a segunda mulher a governar Porto Rico, assumindo o cargo após a renúncia do então governador Ricardo Rosselló. Ela tentou vencer as eleições de 2020, mas perdeu nas primárias de seu partido.
O governo de Trump avalia que a ex-governadora foi alvo de perseguição política, já que sua acusação ocorreu logo após o seu apoio às campanhas presidenciais do republicano em 2016 e 2020.
Porto Rico é um território associado aos Estados Unidos, cujos nascidos possuem cidadania americana, mas não votam nas eleições presidenciais caso residam na ilha.
