Donald Trump anunciou que terá um encontro com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, na Casa Branca, durante a primeira semana de fevereiro. A informação foi divulgada pelo próprio líder norte-americano em sua rede social Truth Social.
De acordo com Trump, o tema principal da reunião será o combate ao tráfico de cocaína e outras drogas entre os dois países.
“Estou ansioso para a reunião com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, na Casa Branca na primeira semana de fevereiro. Este encontro será muito positivo tanto para a Colômbia quanto para os Estados Unidos, mas precisamos impedir a entrada de cocaína e outras drogas em nosso país”, declarou Donald Trump.
O anúncio foi feito apenas dois dias após uma conversa telefônica entre Trump e Petro, em meio a um aumento de tensões entre os Estados Unidos e a Colômbia. Apesar disso, Trump não confirmou uma data específica para o encontro.
Antes desse contato, Trump mencionou a possibilidade de uma intervenção militar na Colômbia, semelhante àquela realizada na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. Nos últimos meses, o líder norte-americano tem acusado Gustavo Petro de ter ligações com o tráfico internacional de drogas.
