O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou otimismo em relação ao progresso das negociações visando a resolução do conflito entre Ucrânia e Rússia. Ele comemorou os avanços após encontros recentes em Abu Dhabi que reuniram representantes das três nações.
“Estamos vendo desenvolvimentos bastante positivos acontecendo entre Ucrânia e Rússia”, afirmou Trump, evitando entrar em detalhes sobre as conversas específicas ou concessões feitas.
Indagado sobre a possibilidade de um encontro direto com o presidente russo, Vladimir Putin, em Budapeste, o presidente norte-americano preferiu não comentar.
Negociações trilaterais
- As discussões recentes aconteceram em duas rodadas nos dias 23 e 24 de janeiro, em formato trilateral envolvendo Kiev, Moscou e Washington.
- A delegação russa foi liderada por Igor Kostyukov, enquanto Rustem Umerov chefiou o grupo ucraniano.
- Está prevista uma nova rodada de negociações ainda esta semana, conforme confirmado pelo enviado especial de Trump, Steve Witkoff.
Disposição para diálogo
O governo ucraniano reforçou que o presidente Volodymyr Zelensky está aberto a um encontro pessoal com Putin para tentar resolver os principais impasses do conflito, especialmente as disputas territoriais no leste da Ucrânia.
O principal obstáculo permanece sendo o controle das regiões de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, áreas ocupadas por forças russas e cuja soberania é contestada.
Moscou exige que Kiev renuncie formalmente às reivindicações sobre esses territórios anexados em 2022, o que é rejeitado pelo governo ucraniano.
Apesar dos desafios, o tom mais otimista nas conversações e o interesse manifestado pelos líderes apontam para a possibilidade de avanços na busca por uma solução pacífica para o conflito.
