22.5 C
Brasília
terça-feira, 07/10/2025

Trump afirma que salvou TikTok e fala diretamente aos jovens

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
20 °
46 %
2.6kmh
0 %
ter
33 °
qua
33 °
qui
32 °
sex
31 °
sáb
25 °

Em Brasília

Quase um ano depois de sua última publicação no TikTok, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retornou à plataforma nesta segunda-feira (6/10) com um vídeo direcionado aos jovens, onde declara ter “salvado” o aplicativo.

“Para todos os jovens do TikTok: eu salvei o TikTok, então vocês me devem essa. Vocês estão me vendo aqui no Salão Oval e um dia, um de vocês poderá estar sentado nesta cadeira, desempenhando um excelente trabalho também”, afirmou o presidente.

O vídeo provocou opiniões diversas entre os usuários. Um internauta criticou dizendo que “Ele é o motivo pelo qual [o TikTok] foi proibido inicialmente. Ele cria problemas e depois atribui a si mesmo o mérito por resolver o problema que causou”. Em contrapartida, outro usuário agradeceu: “Obrigado, Donald Trump, pelos seus serviços aos Estados Unidos da América. Você é um grande presidente”.

A declaração ocorreu poucas semanas depois de uma ordem executiva que abriu caminho para a venda do TikTok nos EUA. O governo americano considera o aplicativo chinês uma ameaça à segurança nacional, alegando que permitiria à China coletar dados e espionar usuários americanos. A empresa proprietária do TikTok, ByteDance, nega essas acusações.

Conforme o decreto, a operação do TikTok nos EUA passará a ser gerida por uma nova empresa americana, que deverá completar a transição até 16 de dezembro, ter sede no país e não poderá ter mais de 20% de capital estrangeiro.

Trump declarou que o acordo teve a aprovação do presidente chinês Xi Jinping.

No início deste ano, a Suprema Corte dos EUA confirmou a constitucionalidade da legislação que exigia a venda ou proibição do aplicativo. Em 18 de janeiro, o TikTok chegou a ter seus serviços suspensos no país e foi removido das lojas de aplicativos. Contudo, dois dias depois, Donald Trump emitiu uma ordem executiva para adiar a aplicação da lei e permitir a retomada temporária do serviço enquanto se buscava uma solução.

Veja Também