Os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2025 são John Clarke, Michel Devoret e John Martinis, conforme anunciado pela Academia Real de Ciências da Suécia na terça-feira (7/10). Este prêmio foi concedido pela descoberta do tunelamento quântico macroscópico e pela quantização de energia em circuitos elétricos.
O valor do prêmio é de 11 milhões de coroas suecas, que corresponde a aproximadamente R$ 6,2 milhões.
Os laureados são:
- John Clarke, nascido em 1942 em Cambridge, Reino Unido, professor na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA).
- Michel H. Devoret, nascido em 1953 em Paris, França, vinculado à Universidade de Yale, New Haven (EUA), e à Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (EUA).
- John M. Martinis, nascido em 1958, ligado à Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (EUA).
De acordo com o site oficial do Nobel, os laureados realizaram vários experimentos que mostraram que as características únicas do mundo quântico podem ser manifestadas em sistemas grandes o suficiente para serem manuseados.
A pesquisa revelou que o circuito elétrico supercondutor pode mudar de estado de forma semelhante a atravessar uma barreira física.
Além disso, eles provaram que o sistema absorve e libera energia em quantidades definidas, exatamente como prevê a mecânica quântica, destacou a Academia ao justificar o prêmio.