Inspirada na Torre Eiffel (Paris) e projetada pelo criador de Brasília, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, a movimentada Torre de TV aberta para visitação, depois de uma reforma. A obra, realizada pela Companhia da Nova Capital (Novacap) e orçada em R$ 12 milhões, consisistiu na troca dos três elevadores que dão acesso ao mirante e ao mezanino do local; recuperação estrutural metálica, que inclui lixamento dos ferros que dão sustentação, troca de parafusos, revisão do piso, pintura, e manutenção de fios.
O Mirante e o Mezanino funcionam todos os dias, das 7h às 19h. A Torre de TV conta com Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde turistas e visitantes serão atendidos em até cinco idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Japonês), além de libras. O novo Complexo da Torre também inclui um café da Agricultura Familiar do Distrito Federal. O espaço oferecerá produtos tipicamente brasilienses e se configurará como um ponto para lazer e negócios no centro da Capital, aberto de terça a domingo, das 13h às 19h.
Considerada uma das maiores da América Latina, a Fonte Luminosa, localizada em fente à torre, oferece um espetáculo realizado por 3,5 milhões de litros d´água, 28 alto-falantes, 21 taças automáticas, dois conjuntos de jatos, uma grande palmeira d´água iluminada e um gêiser que pode lançar água a até 50 m de altura. A atração poderá ser vista de domingo a sábado em três períodos: das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h.
Artesanato – Os comerciantes também voltam a se integrar ao Complexo. Em horário especial para a Copa, as 600 bancas da Feira de Artesanato da Torre de TV abrirão todos os dias, das 8h às 20h. Durante o Mundial, os feirantes podem optar por atender até as 23h. No período dos jogos, serão distribuídas 25 mil cartilhas bilíngues com mapa completo da Feira. Além disso, entre os dias 12 de junho e 13 de julho, o local contará com posto de atendimento ao turista para o visitante. O atendimento será feito pelos Embaixadores do Turismo do DF, coordenados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
Horários de funcionamento do Complexo da Torre de TV:
– Mezanino e Mirante – De segunda a domingo, das 7h às 19h
– Centro de Atendimento ao Turista – De segunda a domingo, das 7h às 19h
– Café da Agricultura Familiar – De terça a domingo, das 13h às 19h.
– Exposição Festa dos Estados – 48 anos de História com Brasília
De 7 de junho a 20 de julho
Terça a Domingo, das 10h às 18h
– Feira de Artesanato – De segunda a domingo, das 8h às 20h. Durante a Copa, os feirantes poderão ficar até as 23h.
– Fonte Luminosa da Torre de TV – De segunda a domingo, em três horários, das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Distrito Federal
Contatos: 3214 2703/2755 – 9969 1358 / 8224 7839 / 8571 1119
Sobre – Um dos poucos pontos turísticos que não são criação de Oscar Niemeyer, a Torre de TV de Brasília foi inaugurada em 1967 e possui 224 metros de altura, sendo considerada uma das mais altas no mundo. Além de abrigar as antenas de emissoras de rádio e televisão, o local também conta com o Museu Nacional de Gemas, que fica a 25m do chão, e um mirante a 75m, que proporciona uma incrível vista panorâmica de Brasília e seu horizonte infinito. A Feira de Artesanato é outra atração do cartão postal da Capital Federal.