Brasília, 04 – O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira uma inspeção nos Correios para investigar possíveis problemas na empresa, especialmente sobre a dívida de R$ 7,6 bilhões que a estatal assumiu com o fundo de pensão Postalis. O objetivo é analisar o processo que autorizou esse acordo, que foi feito para cobrir o déficit do plano de benefícios do fundo.
Essa decisão do TCU foi tomada após pedido da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal. Durante a votação, foram levantadas dúvidas sobre a possível tentativa de esconder dívidas por meio de manobras contábeis em 2022 e 2023, além da pausa na divulgação dos relatórios financeiros de 2024.
O TCU autorizou que os Correios forneçam, em até 20 dias, vários documentos e informações para a verificação dos técnicos. Essa equipe avaliará as razões que levaram os Correios a aprovar o valor da dívida com o Postalis, incluindo atas de reuniões e discussões feitas sobre o tema.
Estadão Conteúdo
