21.5 C
Brasília
sábado, 04/04/2026

Saúde reforça fiscalização em clínicas de estética no DF

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
83 %
3.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
26 °

Em Brasília

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado neste domingo (8), a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) intensificou as inspeções em clínicas de estética durante esta semana. O objetivo é garantir que os serviços oferecidos sejam seguros e de qualidade, protegendo a saúde e o bem-estar das mulheres no DF.

A ação, realizada em parceria com os núcleos de inspeção, abrangeu todas as regiões administrativas. Em quatro dias de operação, 424 estabelecimentos foram verificados, com atenção à conformidade técnica dos procedimentos, segurança dos pacientes e adequação das instalações físicas e documentos.

Entre as clínicas inspecionadas, 66 receberam autuações e 31 foram interditadas. Além disso, foram recolhidos 811 produtos irregulares, incluindo medicamentos e cosméticos.

A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, ressaltou que o objetivo é garantir ambientes seguros e profissionais capacitados. Proprietários de clínicas, como Marianne Moncaio, destacaram que a fiscalização transmite confiança aos clientes e reforça o cumprimento das normas.

Realizar procedimentos estéticos em ambientes apropriados é fundamental para evitar infecções e problemas sérios. As clínicas devem seguir protocolos rigorosos de biossegurança, como esterilização adequada e uso de materiais descartáveis de qualidade. As clientes são orientadas a conferir a formação e o registro dos profissionais, a validade e registro dos produtos na Anvisa, além de solicitar orçamentos claros e suporte após o procedimento.

Veja Também