26.5 C
Brasília
sábado, 02/05/2026

TCU garante acesso rápido da Motiva a dados da BR Fernão Dias

Brasília
chuva moderada
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
44 %
3.1kmh
40 %
sáb
29 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
27 °

Em Brasília

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira, 1º de abril, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve tomar medidas urgentes para garantir à Motiva o acesso imediato e contínuo às informações técnicas e operacionais da rodovia BR-381/MG/SP, conhecida como Fernão Dias.

A concessionária Arteris, que antes gerenciava o trecho, estaria dificultando esse acesso, conforme foi informado em uma representação discutida no Plenário do TCU. O caso será encaminhado para investigação pela Polícia Federal. Na terça-feira, o Ministério dos Transportes oficializou a transferência da administração e operação da BR-381 para a Motiva.

O trecho de 569 km entre as cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) deixará de ser responsabilidade da Arteris. A queixa apresentada no tribunal destacou que a Arteris teria planejado reiniciar equipamentos usados e não disponibilizar informações armazenadas em sistemas digitais da empresa.

Fonte: Estadão Conteúdo.

Veja Também