20.5 C
Brasília
quarta-feira, 04/02/2026

TCDF usa IA para acelerar análises e auditorias

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
20 °
88 %
1kmh
75 %
qui
23 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
24 °
seg
19 °

Em Brasília

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) anunciou nesta quinta-feira (5), às 15h, a implementação de novas tecnologias de inteligência artificial para modernizar e acelerar a análise de processos, dados e auditorias conduzidas pela instituição. Essa iniciativa, promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), promete reduzir significativamente o tempo de trabalho das equipes técnicas.

As ferramentas introduzidas incluem licenças do Google Agentspace, agora integradas ao Gemini Enterprise, e do Microsoft Copilot. Essas tecnologias possibilitam análises avançadas e o cruzamento de grandes volumes de dados, diminuindo drasticamente o tempo necessário para essas tarefas. Segundo o TCDF, atividades que antes levavam semanas ou meses poderão ser feitas em poucos dias ou horas.

Serão distribuídas quase 500 licenças para as equipes do TCDF, de acordo com as necessidades de cada área. Os servidores receberão treinamento específico para o uso correto, seguro e estratégico dessas novas soluções.

Os auditores de controle externo utilizarão principalmente o Agentspace para lidar com grandes volumes de dados em fiscalizações, auditorias e processos licitatórios, o que deve agilizar os procedimentos, melhorar a precisão das análises e ampliar a capacidade de fiscalização.

O Copilot, integrado ao Microsoft 365, atuará como assistente inteligente para auxiliar na produção e revisão de documentos, organização de informações e automação de tarefas rotineiras, como gerenciamento de e-mails e agendas, permitindo que os servidores dediquem mais tempo às análises técnicas e estratégicas.

Outra ferramenta disponível é o NotebookLM, que analisa documentos indicados pelos usuários e gera resumos baseados apenas nas fontes fornecidas, sem criar ou inferir informações externas, ajudando nas análises e reforçando a segurança da informação na instituição.

Essa inovação faz parte de um compromisso assumido pelo presidente do TCDF, Manuel de Andrade, e representa um passo importante na modernização do Tribunal. O objetivo é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade das análises e fortalecer a segurança da informação.

Veja Também