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Sexo na gravidez: conheça as posições mais indicadas e acabe com as dúvidas

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Para a maioria das mulheres, a gestação é um momento de intensas mudanças físicas e emocionais que exige adaptações não só corporais como também sociais. E, neste cenário de novidades e transformações, a prática do sexo na gravidez vem carregada de dúvidas, principalmente para as mães de primeira viagem.

A boa notícia é que sexo não só é possível na gravidez como pode trazer vantagens e até ser indicado para o bem-estar e a autoestima feminina. Existem exceções, mas, na maioria dos casos, a atividade sexual poderá continuar normalmente durante a gestação. É possível que tenham que ser feitas algumas mudanças na rotina, desde a escolha de posições sexuais mais confortáveis até cuidados adicionais com a higiene. Vamos tirar essas dúvidas?

Sim, o sexo é indicado na gravidez, mas também não se pode deixar de levar em conta que muita coisa vai mudar no seu corpo durante esse período. Algumas posições podem acabar ficando desconfortáveis conforme a gravidez vai evoluindo ou por conta da sua sensibilidade. O importante é que você não sinta dor ou desconforto.

À medida que a barriga for crescendo, você vai notar que talvez não seja mais possível fazer todas as peripécias de costume. É um ótimo momento para descobrir novas faces do prazer respeitando seu corpo. Consultamos os especialistas Fabiana Garcia, ginecologista e obstetra, e Paulo Noronha (CRM: 105.530), obstetra, ambos da Clínica de Parto Humanizado Espaço MÃE, e listamos algumas das posições mais indicadas para o sexo na gravidez:

Mulher por cima (cavalgada): nesta posição, a mulher senta em cima do seu parceiro que está deitado e ela é quem comanda a profundidade da penetração, o ritmo e a força. É ideal para gestantes porque além do controle total visando o seu conforto e prazer, não há contato com a barriga.

De lado (conchinha): os parceiros deitam-se de lado, com o homem penetrando por trás. Não exige muito esforço físico de ambos, não aperta a barriga e deixa suas mãos livres para outras brincadeiras.

De quatro (cachorrinho): a mulher se apoia nos joelhos e braços enquanto o parceiro a penetra por trás. Pode ser feita na cama, com o parceiro de joelhos, ou na beirada da cama ou sofá, com o parceiro em pé. Se houver algum desconforto, experimente usar uma almofada ou travesseiro para apoiar a barriga.

Para cada casal a experiência será diferente. O importante é que ambos respeitem seus limites e vontades. É sempre bom lembrar que sexo não se trata apenas de penetração – o sexo oral ou a masturbação podem ser grandes aliados do prazer na gravidez. Abuse da criatividade (e das almofadas!) para aproveitar essa fase sem abrir mão do namoro e do contato com o seu par.

Dúvidas frequentes sobre sexo na gravidez

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Ainda há muito a se esclarecer sobre o sexo na gravidez. As dúvidas são muitas e podem ser bastante complexas. Não deixe de consultar o seu médico se houver alguma incerteza adicional ou se algo parecer suspeito. Consultamos os especialistas do Espaço MÃE para sanar algumas das dúvidas mais frequentes sobre o sexo na gravidez.

1. Ter relação na gravidez ajuda no parto normal?

Fabiana Garcia, ginecologista e obstetra do Espaço MÃE, conta que é possível que relações sexuais possam ajudar no parto: “No final da gestação acredita-se que o sêmen, por conter uma substância chamada prostaglandinas, pode ajudar a preparar o colo do útero e até disparar o trabalho de parto”.

2. O que pode significar dor durante a relação na gravidez?

“Se a mulher sentir dor na relação sexual pode tentar mudar de posição. Muitas vezes o colo uterino pode ficar mais baixo e o contato do colo com o pênis pode ser desagradável. Se a dor persistir mesmo após a mudança de posição, se houver ardência ou outro tipo de desconforto, o médico deve ser consultado”, indica Fabiana Garcia.

3. Até quantos meses posso ter relações na gravidez?

Se não houver nenhuma contraindicação, o sexo é permitido em todas as fases da gestação.

4. Gestante pode ter relação com 9 meses?

O sexo na gravidez está liberado nos últimos meses de gestação, podendo até ajudar no parto normal ou no treinamento dos músculos da pélvis. Só não será indicado em casos específicos de contraindicação.

5. Sexo na gravidez pode interferir no bem-estar do bebê?

O Dr. Paulo Noronha explica que sexo na gravidez não interfere no bem-estar do bebê, não causa aborto e nem trabalho de parto prematuro. “Porém existem algumas situações como placenta prévia, descolamento de placenta e pacientes com risco de trabalho de parto prematuro nas quais o sexo deverá ser evitado”, completa.

6. Mulheres grávidas podem ter mais desejo sexual? E menos?

Como na gravidez há muitas alterações hormonais, é possível que algumas mulheres se sintam menos propensas ao sexo, por conta de enjoos, desconforto físico e mudanças. Assim como também algumas mulheres experimentam o apetite sexual maior durante a gestação e até sentindo mais prazer. Será uma experiência muito pessoal, portanto, apenas considere estar segura e confortável.

7. Sexo anal é seguro durante a gestação?

O sexo anal pode ser realizado na gestação, porém, de acordo com o Dr. Paulo Noronha, o casal deve tomar algumas precauções importantes para preservar a saúde da mulher: “Deve-se usar preservativo, evitar penetração vaginal e anal na mesma relação sexual e priorizar a higienização da vagina e anus após a relação”.

8. O pênis pode chegar até o bebê?

Uma dúvida muito comum também dos parceiros é se o pênis pode atingir o bebê ou incomodar. O Dr. Paulo Noronha explica que não, “como o bebê está no útero e não na vagina, o pênis não consegue atingir o bebê na relação sexual”.

9. Existe alguma contraindicação quanto ao sexo na gravidez?

Placenta prévia total ou parcial, descolamentos de placenta, risco de trabalho de parto prematuro e bolsa rota são algumas das situações que podem contraindicar o sexo durante fases ou por toda a gravidez. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com seu médico.

Namorar não é contraindicado para grávidas, muito pelo contrário. O romance, a parceria e o sexo são armas poderosas para afastar qualquer dificuldade do período e para aprofundar ainda mais os vínculos e a intimidade com o parceiro, além de ajudar a manter a autoestima feminina e manter o útero saudável e treinado.

 

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Delineador colorido: um guia completo para inovar na make

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Que um delineado bem feito é o charme da maquiagem, nós já sabemos! Mas que tal apostar em um delineador colorido para sair do tradicional? Confira nosso guia sobre esse produto que virou febre!

Beleza dos Olhos

Como usar delineador colorido

Apesar de muito popular, muitas mulheres não sabem usar o delineador para traçar a pálpebra. Aprenda a fazer um delineado colorido com os tutoriais que escolhemos para você!

Delineador colorido líquido

Aqui, você vai aprender a usar o delineador líquido. Para ajudar na aplicação, é essencial preparar a pele corretamente para não “carimbar” o olho.

Delineado colorido com batom líquido

Não tem o delineador colorido em casa? Confira, nesse vídeo, como fazer um lindo traço usando o batom colorido.

Delineador colorido com sombra: funciona?

Se você não tem muito domínio com o delineador e quer treinar o traço, a sombra pode ser sua aliada. No vídeo, você vai aprender a aplicar a sombra como delineador. É muito fácil e pode ser perfeito para você.

Vale lembrar que delineado é prática. Quanto mais vezes você fizer, mais craque no traço você vai ficar!

15 fotos de delineador colorido para você se inspirar

Separamos delineados lindos e ousados para te inspirar na hora de escolher o seu. São diversos tipos e cores que vão te deixar ainda mais estilosa.

1. O delineador colorido traz alegria para o visual

BÁRBARA DALBONI

2. O modelo do delineado pode ser variado

JÚLIA RODRIGUES

3. Tem o duplo

JOÃO LOM

4. Com glitter

KÉZIA PACÍFICO

5. E os ousados que combinam muito com o Carnaval

ISABELLE PERRUT

6. Você pode optar por um delineado neon

JOÃO LOM

7. Ou investir numa composição de cores no visual

CAROL GONÇALVES

8. O delineador vermelho é uma opção fora do comum

GABI MORETTI

9. O traço pode ser delicado

MARINA VILARINS

11. Ou bem arrojado

JOÃO LOM

12. Aposte em combinações de cores

LU FERREIRA

13. Não tenha medo de inovar

JÚLIA RODRIGUES

14. Com traços gráficos

MANU CALEGARI

15. Você vai ficar linda!

BRIGITTE CALEGARI

Essa é uma ótima escolha, como você viu! Perfeita para quem quer dar um up no visual, deixando a maquiagem mais vibrante e criativa.

Onde comprar delineador colorido

Amou a ideia, mas não sabe qual delineador escolher? Separamos os produtinhos mais queridos do momento para você se jogar nas cores:

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  1. Delineador colorido NYX, na Lory Makeup
  2. Delineador DaPop, na Maria Flor Makeup
  3. Delineador em gel Mark Avon
  4. Delineador Mahav, na Maquiadoro
  5. Delineador Sephora

Agora é só escolher a cor que você mais gosta e arrasar no delineado. Se você ainda não tem prática, veja mais dicas sobre como passar delineador.

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Aromaterapia com óleos essenciais para controlar a acne

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Substâncias extraídas de flores e folhas seriam um tratamento complementar contra as espinhas na pele

Aromaterapia seria aliada no tratamento de lesões na pele, segundo estudo. (Foto: BSIP/UIG/Getty Images)

Em São Paulo, um curso voltado a profissionais de saúde reverberou as últimas descobertas sobre o uso da aromaterapia contra a acne, doença marcada por espinhas e lesões no rosto e nas costas.

“Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália misturaram os óleos essenciais de bergamota, gerânio, lavanda, camomila e hortelã, entre outros, e obtiveram ótimos resultados na redução do processo inflamatório na pele”, exemplifica a aromaterapeuta Maria Aparecida das Neves, uma das responsáveis pelo evento na capital paulista.

Antes de comprar qualquer produto por aí, porém, é primordial procurar um dermatologista para que ele avalie o quadro e indique a melhor estratégia terapêutica.

“A aromaterapia pode até ser associada, desde que essa saída não exclua ou atrase o tratamento convencional, que tem eficácia comprovada”, afirma a médica Lilia Guadanhim, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

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Quatro tratamentos para combater o estresse

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Hoje, é difícil imaginar passar alguns momentos em total quietude. Porém, o relaxamento dos sentidos pode ter efeito terapêutico no controle do estresse

(Marija Jovovic/Getty Images)

Esqueça aquela imagem clássica dos monges lacônicos. Atualmente, a procura pelo estado contemplativo tem mais a ver com o profano mesmo. Vivemos em uma era de hipercomunicação – nunca se falou, leu e assistiu em tantas plataformas diferentes.

A grande quantidade de estímulos muda a noção do tempo e nos atinge fundo em forma de cansaço mental. Não à toa, nos últimos anos, os relatórios de tendências especializados em bem-estar apontam para a mesma direção e retomam o básico: a necessidade da pausa e, sobretudo, do silêncio.

A contemporaneidade do assunto ainda é tema de estudo. Um dos mais recentes é da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Em 2013, pesquisadores fizeram um experimento com camundongos e identificaram que bastam duas horas de silêncio por dia para incitar o desenvolvimento celular no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.

Não foi o barulho, mas a ausência dele que criou novas células cerebrais. A comunidade científica se animou. Caso uma ligação entre silêncio e geração de neurônios puder ser estabelecida também em humanos, ele poderia virar prescrição médica para condições degenerativas e até psicológicas.

Enquanto se espera por isso, a recomendação é baseada nos efeitos empíricos de manejo do estresse. Afinal, as consequências nocivas não são novidade. “Dá para listar a fadiga, o desânimo, a queda da libido, as alterações nos hábitos intestinais e até problemas de pele”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil).

Encontrar caminhos no dia a dia é fundamental para evitar que a sensação de nervos à flor da pele entre em estado crônico. “O silêncio não é apenas sonoro; é também a abstenção de estímulos. E isso, vale lembrar, pode ser desconfortável e até angustiante. Nem todo mundo está preparado para ouvir os próprios pensamentos”, explica Ana Maria.

O segredo está no treino e na consistência. Em um mundo ideal, nem é necessário que você esteja em lugares específicos para conseguir aliviar a tensão. “O básico é treinar a respiração. Três minutos inspirando e expirando têm efeito reparador”, afirma a nutróloga Esthela Conde, especialista em medicina preventiva, de São Paulo.

Mas nem sempre é fácil. Que tal um empurrãozinho? A equipe de CLAUDIA experimentou quatro técnicas focadas em relaxamento que têm como base o silêncio dos sentidos. Nós compartilhamos as impressões a seguir.

Retiro de concentração

“Cheguei ao Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi curiosa sobre o que me aguardava. A promessa era de um retiro urbano para aumentar o poder de concentração. Ao entrar, fui guiada por uma voluntária, que me orientou a tirar os sapatos e me acomodar em uma cadeira.

As placas na porta pediam silêncio. A dinâmica era de sala de aula, com um professor à frente, que falava ao microfone. Com o auxílio de um livro, ele explicou o conceito de meditação para a religião budista, que consiste em ‘se concentrar em algo virtuoso’. Em seguida, apresentou técnicas para não se deixar ser interrompido por pensamentos – o segredo, segundo ele, é deixar que eles passem, feito um rio.

O segundo ato da atividade foi uma meditação coletiva. Para mim, a parte mais bacana. Fiquei muito mais concentrada na atividade em grupo do que quando estou sozinha em casa. Entrei num estado de relaxamento profundo, mas sem sono ou torpor.

Ao final de quase meia hora, a sensação era de ter corrido vários quilômetros – um misto de satisfação e bem-estar. Não indico para quem tem resistência a conhecer outras culturas ou religiões. Apesar de não ser budista, me considero mente aberta e topo experiências diferentes. Achei muito interessante.”*

Shiatsu na água

“Minha última experiência com o shiatsu havia sido um pouco traumática. Saí dolorida e assim permaneci por dias – culpa do excesso de tensão? Talvez. Fato é que cheguei receosa para testar a versão aquática do protocolo.

A ideia da piscina aquecida e do silêncio é reproduzir o ambiente do útero materno (será?) e induzir o corpo ao estado meditativo. Demorei alguns minutos para relaxar e perder o receio diante da vivência inédita. Aos poucos, fui me soltando.

A palavra de ordem era que eu me movimentasse o mínimo possível. No meio do processo já estava totalmente relaxada. A ausência de estímulos de todo tipo, exceto o toque, me fez ficar concentrada no momento presente e em cada parte do meu corpo. Foi transformador me submeter a algo de tamanha vulnerabilidade. Segui para a redação completamente descansada e sem qualquer dor. Farei mais vezes!”*

*Isabella Marinelli, editora de beleza, experimentou o retiro de concentração (55 reais pelas atividades do período da tarde), no Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi, e o watsu (250 reais), na Clínica Integrada Simmm, ambos em São Paulo

Sono reparador

“A primeira dica: não vá pensando só em dormir. Fui muito focada nisso e acho que perdi de curtir os primeiros dez, 15 minutos do procedimento. Depois que encarei a experiência como ‘uma pausa para relaxar’, tudo fluiu.

No início, a massoterapeuta me passou exercícios de respiração e fez um escalda-pés com uma mistura especial de óleos essenciais da Provence. A ideia é desligar a mente e recuperar o corpo do cansaço acumulado.

Assim, o astral da sala, à meia-luz, e o perfume do lugar começaram a me fazer relaxar. A massagem não chega a ser muito diferente das mais usuais, mas é como se juntasse em um combo só várias técnicas: massagem facial, no couro cabeludo, toque nas pernas que estimula a circulação… O restante, confesso, não lembro bem porque, sim, dormi muito!

Acordei no final do procedimento, quando recebia uma massagem um pouco mais forte nas costas, para tirar pontos de tensão. Como bônus, passei o dia bem relaxada e tive uma noite de sono tranquila, fruto de corpo e mente menos estressados.”*

*Bárbara dos Anjos Lima, editora de comportamento, testou a terapia do sono reparador (422 reais), do Spa L’Occitane, em São Paulo

Cápsula de flutuação

“Ao chegar para a experiência, me deparei com uma sala à meia-luz com chuveiro, toalhas e uma grande cápsula branca no maior estilo futurista. Dentro dela, havia água a 35ºC com sal. Segundo o protocolo, além de promover a flutuação, o magnésio nele contido diminui a tensão muscular e melhora a circulação sanguínea.

Vestindo um biquíni, entrei no tanque e me deitei para boiar. Fechei a tampa e os olhos. Passei os primeiros dez minutos com a cromoterapia ativada e depois segui para a total privação sensorial por 45 minutos.

Quando veio o escuro, a música também pausou e foi silêncio total. Naquele momento, tudo o que ouvia eram meus pensamentos. Parece loucura, mas, por alguns segundos, cheguei a me esquecer de onde estava! Acredito que até dormi por alguns minutos.

A luz, então, voltou a acender sinalizando que a sessão estava chegando ao fim. Ao sair da cápsula, segui para o banho. Recomendo lavar os cabelos, porque tudo fica coberto de sal. Achei maravilhoso. É, de fato, terapêutico.”*

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