17.5 C
Brasília
domingo, 29/03/2026

Sete condenados pelo MPDFT por homicídio em Ceilândia ligado à disputa pela guarda

Brasília
céu pouco nublado
17.5 ° C
17.5 °
16.7 °
94 %
1.5kmh
20 %
dom
27 °
seg
24 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
24 °

Em Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) conseguiu a condenação de sete pessoas envolvidas no assassinato de Geves Alves da Silva e na tentativa de matar sua companheira. O julgamento aconteceu nos dias 24 e 25 de março no Tribunal do Júri de Ceilândia, com a atuação das quatro Promotorias de Justiça.

O crime ocorreu em 16 de abril de 2023, por volta das 22h, na QNM 18, Ceilândia. Geves foi surpreendido por tiros disparados por uma pessoa que estava como garupa em uma moto, que se aproximou do carro dele depois que ele saiu de um culto religioso. Ele foi atingido na cabeça e morreu dias depois, enquanto as outras pessoas no carro se protegeram. Os criminosos fugiram do local.

O assassinato foi planejado pela ex-esposa de Geves, Aíla Lopes Neves, com ajuda da amiga Stephanie Karoline Silva Vieira. Elas compraram a moto usada no crime em um leilão e organizaram a vinda de Ezequiel Severino da Silva, Alex Sandro da Silva e Ebeson Damião dos Santos de Ipojuca, Pernambuco, para Brasília. Ebeson intermediou o contato com os executores a pedido de Stephanie, e o grupo estudou a rotina da vítima. O pagamento foi feito por Aíla.

Outros envolvidos são Francisca Diva Oliveira da Silva, conselheira espiritual de Aíla que incentivou o crime e indicou o momento para o ataque, e Nádia Nonata de Santana, companheira de Stephanie, que comprou a arma usada.

Aíla e Geves foram casados e tiveram um filho. Aíla tinha a guarda exclusiva, e Geves direito a visitas. O relacionamento era conturbado, principalmente por causa do filho.

As penas totais passam de 167 anos de prisão. Aíla foi condenada a 24 anos e seis meses por mandar matar, com agravante por dificultar a defesa. Francisca pegou 15 anos, sete meses e 15 dias; Nádia 18 anos e nove meses; e Stephanie 21 anos, 10 meses e 15 dias, todas acusadas de participação no assassinato qualificado.

Alex Sandro da Silva e Ezequiel Severino da Silva foram condenados por homicídio qualificado, por pagamento e uso de recurso que dificultou a defesa, além de tentativa de matar a companheira. Alex recebeu 31 anos, nove meses e 15 dias; Ezequiel 37 anos e quatro meses. Ebeson foi condenado a 21 anos, 10 meses e 15 dias por participação no homicídio.

Todos os condenados estão presos. Antes da sentença, alguns estavam em prisão domiciliar ou tinham a prisão preventiva relaxada, mas agora cumprem a pena sem o direito de recorrer em liberdade. Processo: 0715097-18.2023.8.07.0003.

Veja Também