22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Segundo debate ao governo do DF reúne seis candidatos

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.6 °
22.5 °
78 %
1kmh
75 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
26 °
seg
23 °
ter
25 °

Em Brasília

Concorrentes responderam a perguntas feitas por adversários e jornalistas, nesta quinta-feira (18).

Debate reuniu seis candidatos ao GDF, nesta quinta-feira (18) — Foto: Youtube/Reprodução

Seis candidatos ao governo do Distrito Federal participaram, na noite desta quinta-feira (18), de debate da disputa eleitoral, realizado pelo jornal Correio Braziliense.

Estiveram presentes o senador Izalci Lucas (PSDB), a senadora Leila do Vôlei (PDT), o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB), o deputado distrital Leandro Grass (PV), a conselheira tutelar Keka Bagno (PSOL) e o ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD).

O debate foi dividido em quatro blocos:

  • Primeiro bloco: jornalistas fizeram perguntas e escolheram quem responderia e quem comentaria a resposta;
  • Segundo bloco: candidatos fizeram perguntas entre si;
  • Terceiro bloco: candidatos fizeram perguntas entre si;
  • Quarto bloco: considerações finais de cada candidato.

No primeiro bloco, cada candidato teve um minuto e meio para responder, e um minuto para o comentário. A réplica foi de trinta segundos. Os temas discutidos foram saúde, educação, orçamento secreto, habitação, geração de empregos e reajuste salarial das forças de segurança.

No segundo bloco, cada um teve um minuto para responder à pergunta e escolher quem teria um minuto e meio para responder. A réplica tem 45 segundos. Cada candidato podia ser escolhido apenas uma vez para responder.

Nesta etapa, os candidatos falaram sobre a Rodoviária do Plano Piloto, violência nas escolas, feminicídios e direito das mulheres. Já no terceiro bloco, o debate tratou de tópicos como política de habitação e os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Considerações finais

Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais. A ordem de fala foi definida a partir de um sorteio.

Keka Bagno afirmou que as eleições deste ano são importantes para o futuro da democracia no país e no DF, e lamentou a realidade “muito triste” que a capital vive atualmente. “Podemos fazer mais pela população, porque sabemos, trabalhamos e estamos prontos para governar o DF”, disse.

Leandro Grass declarou que, ao longo do mandato como deputado distrital, pôde estar em todas as regiões do Distrito Federal e, por isso, decidiu se candidatar ao Buriti. Entre os objetivo de seu governo, estão “gerar emprego e oportunidade, gerar renda, colocar o BRB a serviço de Brasília e colocar as secretarias de governo a serviço das pessoas da cidade”, afirmou.

Paulo Octávio disse que seu plano de governo é composto por 55 metas, e que está pronto para dirigir a capital. “Dentro da minha noção de administrar, entendo que é o momento de Brasília ter uma boa administração, um bom gestor e uma pessoa que conhece todos os cantos da cidade”, declarou durante o debate.

Rafael Parente afirmou que, por ter comandando a Secretaria de Educação durante o governo de Ibaneis Rocha, sabe que é possível fazer mais pela pasta e pelas outras áreas. “Quero que você tenha mais retorno pelos impostos que você paga. Não tem desafio que a gente não possa ultrapassar com planejamento, gestão, foco, união e perseverança”, disse.

Izalci Lucas declarou que, ao governar, quer oferecer “saúde de qualidade, emprego para todos, educação de qualidade” e que quer devolver a Brasília “a sua característica de capital da esperança, das oportunidades”.

Leila do Vôlei disse que quer ser a primeira mulher eleita como governadora do DF. “Nós vamos priorizar aqueles que necessitam de uma boa política pública, de mobilidade, de saúde, de educação”, afirmou.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -