Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado neste domingo (8), a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) intensificou as inspeções em clínicas de estética durante esta semana. O objetivo é garantir que os serviços oferecidos sejam seguros e de qualidade, protegendo a saúde e o bem-estar das mulheres no DF.
A ação, realizada em parceria com os núcleos de inspeção, abrangeu todas as regiões administrativas. Em quatro dias de operação, 424 estabelecimentos foram verificados, com atenção à conformidade técnica dos procedimentos, segurança dos pacientes e adequação das instalações físicas e documentos.
Entre as clínicas inspecionadas, 66 receberam autuações e 31 foram interditadas. Além disso, foram recolhidos 811 produtos irregulares, incluindo medicamentos e cosméticos.
A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, ressaltou que o objetivo é garantir ambientes seguros e profissionais capacitados. Proprietários de clínicas, como Marianne Moncaio, destacaram que a fiscalização transmite confiança aos clientes e reforça o cumprimento das normas.
Realizar procedimentos estéticos em ambientes apropriados é fundamental para evitar infecções e problemas sérios. As clínicas devem seguir protocolos rigorosos de biossegurança, como esterilização adequada e uso de materiais descartáveis de qualidade. As clientes são orientadas a conferir a formação e o registro dos profissionais, a validade e registro dos produtos na Anvisa, além de solicitar orçamentos claros e suporte após o procedimento.
