A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou nesta segunda-feira (22) a revista Monitora SES, criada pela Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans). Publicada a cada quatro meses, a revista apresenta resultados, indicadores, novidades e histórias de sucesso relacionadas ao planejamento, acordos de gestão e controle de custos na rede de saúde.
O lançamento aconteceu durante a reunião da Câmara Técnica de Planejamento e Informações Estratégicas. O subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal, explicou que a revista tem o objetivo de dar mais destaque às melhores ações e indicadores, de forma resumida e clara. “Diferente do relatório, a revista foca nos melhores resultados e nas experiências positivas”, afirmou.
A publicação substitui a antiga Contratualiza SES e aborda uma gama maior de temas. Segundo Vidal, “o monitoramento é fundamental para o planejamento, pois permite avaliar as ações realizadas”.
O secretário-adjunto de Governança em Saúde, José Ricardo Baitello, enfatizou a importância do monitoramento: “Estar próximo, avaliar e cobrar são essenciais. A revista é um meio importante de comunicação e cultura, e ajuda a acompanhar o andamento da secretaria”.
A gerente de Monitoramento e Avaliação dos Instrumentos de Planejamento em Saúde, Rafaela Monteiro, ressaltou que a revista apresenta os resultados do Plano Distrital de Saúde (PDS), indicadores e outros dados, além de divulgar histórias de sucesso das regiões e unidades. “A revista representa um esforço coletivo de todos os servidores envolvidos”, comentou.
A primeira edição da Monitora SES já está disponível para consulta na página de planejamento do InfoSaúde.
Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)