O Comitê Interno de Governança (CIG) da Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou na última terça-feira (18) a inserção do projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) no Plano de Transformação Digital da Secretaria. Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento digital na área da saúde no Distrito Federal, facilitando a integração, o intercâmbio de informações e o uso inteligente dos dados de saúde para a gestão e o cuidado dos pacientes.
Na reunião do CIG, conduzida pelo secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação em Saúde ressaltou a importância da federalização da RNDS. A Rede Nacional de Dados é a ferramenta oficial do Ministério da Saúde para conectar diferentes sistemas de saúde pelo país, melhorando a qualidade da informação disponível para a população.
Segundo Deilton Silva, secretário-executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da SES-DF, o projeto está alinhado à Estratégia de Governança Digital (EGD) do Distrito Federal. “Essa decisão mostra o compromisso da SES-DF com as diretrizes de transformação digital do Governo do Distrito Federal e reforça a governança das iniciativas ligadas a dados, tecnologia e inovação na saúde”.
Com a adesão da SES-DF, o projeto ganha mais integração, prioridade e será monitorado de perto pelo Subcomitê Gestor de Transformação Digital. O objetivo é assegurar que as entregas contribuam para a modernização dos serviços, melhoria na gestão das informações e avanço da saúde digital no DF.
Em agosto, a SES já havia oficializado a participação no projeto, que reúne cerca de 2,4 bilhões de registros sobre atendimentos, exames, vacinas e prescrições.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
