São Sebastião terá uma faixa exclusiva para ônibus a partir desta quinta-feira (18). O novo corredor começará no cruzamento da DF-463 com a Rua da Quadra 2, Conjunto 11, e seguirá até a rotatória da DF-001 que dá acesso à Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV), próxima à antiga sede da Esaf.
Essa faixa exclusiva será usada somente para ônibus que saem de São Sebastião, passando por toda a extensão dos bairros Jardins Mangueiral e Jardim Botânico. Segundo Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade, essa medida eliminará atrasos e diminuirá o tempo de viagem em cerca de 8 a 10 minutos.
Com cerca de 5,6 km de extensão, a faixa tem o objetivo de reduzir os congestionamentos que provocam atrasos nos ônibus, causados pelo grande volume de carros nas vias. Essa medida beneficiará 52 linhas de ônibus que fazem 774 viagens diárias com 227 ônibus. Durante o horário de pico, são cerca de 139 viagens de ônibus por hora no local.
Faixas exclusivas no DF
Atualmente, o Distrito Federal já possui mais de 130 km de faixas exclusivas de ônibus, incluindo 23 km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), 56 km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) no corredor do BRT Sul, 14 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), 22 km nas W3 Sul e Norte, 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 16 km no Eixo Monumental (vias S1 e N1). No total, essas faixas beneficiam 711 linhas de ônibus e mais de 17.300 viagens do transporte público diariamente no DF.
“O cidadão ganha mais tempo para ficar com a família antes de sair de casa e pode retornar um pouco mais cedo, aumentando a sua qualidade de vida” – Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade
As faixas exclusivas beneficiam tanto os passageiros quanto os motoristas comuns, pois os ônibus passam a circular separadamente, melhorando o fluxo do trânsito. Além disso, as viagens de ônibus ficam mais rápidas e confortáveis, proporcionando mais tempo livre para os usuários, conforme destaca Zeno Gonçalves.