19.5 C
Brasília
sábado, 10/01/2026

São Paulo lança campanha de vacina contra sarampo e febre amarela

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
16.5 °
89 %
2.1kmh
0 %
sáb
28 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Em Brasília

O estado de São Paulo começa, na próxima segunda-feira (12), uma campanha especial de vacinação para combater o sarampo e a febre amarela. Essa ação, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, foca primeiramente na capital do estado e em locais com grande movimentação de pessoas, como estações de metrô, terminais de ônibus e shoppings, entre os dias 12 e 16 de janeiro.

Depois, de 19 a 23 de janeiro, a vacinação será voltada para taxistas e trabalhadores do setor de turismo. Além disso, haverá um Dia D de reforço em 24 de janeiro. A campanha quer proteger grupos específicos: para o sarampo, adolescentes e adultos que não foram vacinados ou não completaram o esquema vacinal; para a febre amarela, crianças de 9 a 14 anos e pessoas que moram ou circulam em áreas onde a doença é transmitida.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola é recomendada para pessoas de 1 a 59 anos, enquanto a vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos, com uma dose que protege para toda a vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quem já tomou pelo menos uma dose da vacina contra febre amarela não precisa tomar outra dose de reforço.

Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, destaca a importância de manter as vacinas em dia para proteger a si mesmo e a todos. Tomar a vacina é fundamental para evitar surtos, principalmente porque o sarampo é uma doença que se espalha facilmente pelo ar e pode causar problemas sérios, como pneumonia e inflamação no cérebro.

No ano passado, foram confirmados dois casos de sarampo em São Paulo em pessoas que vieram de fora do país. Em todo o Brasil, entre janeiro e novembro, foram 37 casos trazidos de outros países. Os sintomas do sarampo incluem febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse e olhos vermelhos.

A febre amarela é causada por um vírus que é transmitido por mosquitos que vivem na mata e não passa de pessoa para pessoa. Os primeiros sintomas podem ser febre, calafrios, dores fortes e náuseas. Caso sejam encontrados macacos mortos na região, isso pode ser um sinal da presença desses mosquitos, e as autoridades de saúde devem ser informadas. A vacina contra febre amarela, que é gratuita pelo SUS, é a melhor forma de prevenção.

Veja Também