O estado de São Paulo registrou nove casos de raiva em morcegos desde o início de 2026 até o dia 4 de abril. Na capital paulista, foram confirmados dois casos, um no dia 9 de janeiro e outro em 2 de fevereiro.
Além disso, foram identificados dois casos em São José do Rio Preto, dois em Jundiaí, e um em cada uma das cidades de Piracicaba, Cotia e Sorocaba.
O Brasil não registra casos de raiva humana transmitida por cães há quase dez anos, superando o prazo de cinco anos exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para declarar uma área livre da doença.
A Prefeitura de Sorocaba confirmou o terceiro caso de raiva em morcego no município neste ano. A Secretaria Estadual de Saúde aguarda laudo laboratorial para confirmar os outros dois casos na cidade.
A Secretaria orienta que morcegos encontrados em situações fora do comum, como em locais ou horários errados, voando durante o dia, entrando em casas ou tendo contato com pessoas ou animais, sejam enviados para exame de raiva.
O Instituto Pasteur confirmou os casos no estado após análise laboratorial e alerta para que as pessoas não mexam em animais selvagens encontrados na cidade, recomendando contato com os serviços de saúde locais para ações adequadas.
Após o caso em Sorocaba, agentes de vigilância visitaram residências em um raio de 500 metros do local onde o morcego foi avistado, para orientar os moradores sobre a doença, o comportamento dos morcegos e como agir ao encontrar esses animais.
Durante as visitas, verificam possíveis locais onde os morcegos possam se abrigar, procuram identificar se houve contato entre morcegos e cães, gatos ou pessoas, e checam se os animais domésticos estão vacinados contra a raiva.
A prefeitura destaca que não há risco imediato de transmissão da raiva e que as medidas adotadas são preventivas para evitar a propagação da doença.
Em caso de acidente com morcegos, é importante procurar atendimento médico o quanto antes para avaliação e tratamento adequado. Para animais domésticos que tiveram contato com morcegos, é realizado reforço da vacinação antirrábica.
